De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro, a Cidade Patrimônio tem cerca de 8 mil empregos ligados ao turismo. Desde a retomada do setor, na Semana Santa, o município tem alcançado entre 90% e 100% das ocupações dos leitos de hotel e pousadas existentes, segundo a chefe da pasta.
Neste ano, 1888 novos postos de trabalho foram gerados, o estoque saltou de 16406 (julho) e chegou a 16749 (agosto). Por outro lado, no acumulado em 12 meses (agosto-2021 a agosto-2022), o salto foi de 11,71% de crescimento, ou seja, o estoque de trabalho do município de Ouro Preto saiu de 14993 e atingiu 16749. A seguir esses dados são apresentados de forma gráfica e tabular.
Na terça-feira (27), dia em que foi comemorado o Dia Internacional do Turismo, Ouro Preto também comemorou 42 anos de registro de patrimônio mundial pela Unesco. Na ocasião, Margareth Monteiro comentou com a Rádio Real sobre as ações que têm sido feitas no setor turístico da cidade. Ela revelou que, além da riqueza e arquitetônica, o Município irá fomentar o turismo no patrimônio natural, por meio de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).
“Todos nós sabemos que em Ouro Preto, a cultura fomenta o turismo. Portanto, nós trabalhamos para o desenvolvimento do turismo cultural. Mas, além de todo o patrimônio material, entendemos que é necessário que os olhares sejam voltados com mais afinco para o patrimônio natural. Então, registramos o início de uma parceria muito bacana com a Senar e o IFMG para a realização de cursos de capacitação dos nossos agentes de turismo no que diz respeito ao turismo rural e ecológico. Nós também estamos finalizando para que no próximo mês, junto do lançamento dessa capacitação, a gente possa lançar o mapa dos roteiros turísticos dos distritos de Ouro Preto, entre trilhas e roteiros, como cachoeiras e monumentos”, comentou.
+ Ouro Preto recebe I Mostra (Re)Pensa de Cinema Originário
O curso é gratuito, já têm início no próximo mês e começam pelo distrito de Glaura e os profissionais ligados ao turismo podem se inscrever por meio do site do turismo. Além disso a pasta comandada por Margareth Monteiro está trabalhando para legalizar a função do guia de turismo, por meio de um cadastro.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Ouro Preto gera cerca de 8 mil empregos na área do turismo […]
[…] acordo com Margareth Monteiro, Ouro Preto tem cerca de 8 mil empregos ligados ao turismo. Neste ano, 1888 novos postos de trabalho foram gerados, o estoque saltou de 16406 (julho) e chegou […]
[…] + Ouro Preto gera cerca de 8 mil empregos na área do turismo […]
[…] ponto destacado foi a retomada do turismo. O setor gerou 8 mil empregos na cidade este ano, de acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro. A cidade até […]
[…] + Ouro Preto gera cerca de 8 mil empregos na área do turismo […]