O município de Ouro Preto assinou o contrato que marca o início das obras de restauração do Museu Casa dos Inconfidentes, casarão histórico localizado no bairro Vila Aparecida, e referência na preservação da memória da Inconfidência Mineira.
A restauração será realizada com recursos provenientes de uma emenda da vereadora Lilian França (PP), viabilizada pelo deputado federal Pinheirinho (PP), destinados especificamente à execução do projeto.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), explicou a importância do imóvel para a cidade e a comunidade: “A Casa dos Inconfidentes é casa-museu e centro cultural. Três inconfidentes estão diretamente ligados à propriedade do imóvel. O bairro Vila Aparecida participa dos jardins e dos espaços da casa em atividades culturais. Estamos preparando uma grande restauração para acolher moradores, escolares e visitantes, permitindo conhecer melhor a história da Inconfidência e de Ouro Preto”.
Leia também:
- Ouro Preto: Atleta de 18 anos morre em acidente
- BR-356 entre BH, Ouro Preto e Mariana será leiloada em São Paulo
O Museu Casa dos Inconfidentes remonta ao século XVIII, quando era conhecida como Chácara das Boas Vistas, em razão da vista ampla sobre a cidade. O imóvel pertenceu ao capitão-mor José Alves Maciel, pai de José Álvares Maciel e sogro de Francisco de Paula Freire de Andrade, dois dos principais participantes da Inconfidência Mineira.
Transformado em museu em 2010, o espaço reúne mobiliário dos séculos XVIII e XIX e mantém a paisagem original que proporciona contexto histórico e cultural aos visitantes. O casarão abriga exposições que detalham a história da Inconfidência Mineira e a memória local, sendo utilizado também para atividades educacionais e culturais da comunidade.
A obra de restauro visa a preservação estrutural do imóvel, permitindo sua utilização contínua para fins culturais e educativos, bem como a manutenção do acervo histórico e dos espaços de convivência do bairro Vila Aparecida.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
