A partir do próximo domingo (28), Ouro Preto receberá a II Semana da Visibilidade Trans, organizada pelo Centro de Referência e Assistência Social LGBT+ (CRA LGBT+). O evento, que segue até 6 de fevereiro, terá uma programação variada para promover debates, cultura e reflexões sobre as vivências de pessoas trans.
O CRA LGBT+, localizado na Rua Barão de Ouro Branco, nº 82, é mantido pela Prefeitura de Ouro Preto, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e se tornou um ponto de encontro para a comunidade LGBTQIA+ da região. A semana de eventos inclui rodas de conversa, sessões de cinema, Clube do Livro e até aulas de inglês com abordagem inclusiva. Destaque também para a palestra “Mitos e Verdades da Hormonização”, que promete esclarecer dúvidas e desmistificar preconceitos sobre o tema.
A iniciativa é aberta a todos, independente de identidade de gênero ou orientação sexual. Para a organização, o evento é uma forma de aproximar diferentes públicos e criar um espaço onde o respeito e a diversidade são prioridades.
Leia também:
- ‘MINHA MISSÃO É SER ARTISTA’; exposição em Ouro Preto homenageia Tunico dos Telhados
- 40 vagas para curso de Guia de Turismo em Ouro Preto, com bolsa-formação
Comunidade fortalecida
A primeira edição do encontro ocorreu em 2023 e já tinha deixado um impacto significativo na cidade. No ano passado, a Semana de Visibilidade Trans marcou Ashley Ribeiro como coordenadora do CRA LGBT+, a primeira mulher trans a ocupar um cargo de comando na Prefeitura de Ouro Preto.
Na ocasião, o Promoção Social de Ouro Preto e um dos idealizadores do CRA LGBT+, Victor Pinto, destacou que a Semana da Visibilidade Trans é um marco para garantir os direitos da população trans: “É um evento para a população trans ter cada vez mais acesso aos seus direitos. Para criar coisas úteis que vão desde bem-estar e empregabilidade”.
Para participar, basta comparecer ao CRA LGBT+ nos dias do evento.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.