Na última sexta-feira(19), através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, a prefeitura de Ouro Preto anunciou a 1º semana do Desenvolvimento Econômico da cidade. O evento, que acontecerá em agosto no Centro de Convenções, tem como objetivo promover o crescimento e a diversificação econômica do município, estimulando o empreendedorismo, a inovação e a geração de empregos.
Leia mais: Lei sobre cadeiras e mesas nas ruas é sancionada em Ouro Preto
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e diversos atores do setor produtivo local. No evento de lançamento, estiveram presentes representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidente e Alto Paraopeba (Adesiap), Sebrae e Associação Comercial de Ouro Preto (ACEOP).
O secretário Felipe Guerra, entende que a iniciativa de trazer esse evento para a cidade pode trazer um impacto direto e indireto para a economia da cidade. Ele toma uma exemplo os resultados atingidos em Mariana e Itabirito. As cidades já possuem uma tradição com a realização de eventos de Desenvolvimento Econômico.
“O lançamento da primeira Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, em conjunto com a ADESIAP, uma agência de desenvolvimento local e regional, é um evento muito aguardado pelo terceiro setor e pelos empresários locais. Agora, esse evento será concretizado pelo governo Angelo Oswaldo em agosto, no Centro de Convenções, que é um grande parceiro da Prefeitura de Ouro Preto. A primeira semana de desenvolvimento econômico contará com uma variedade de cursos, palestras, oficinas e workshops, abrangendo áreas como gastronomia, turismo, cultura e, é claro, geração de negócios. Para ilustrar a importância desse evento, nas cidades irmãs de Itabirito e Mariana, foram gerados em média 30 milhões de negócios durante as feiras de desenvolvimento econômico. Portanto, essa é uma grande oportunidade para a cidade de Ouro Preto e para o estado de Minas Gerais, que está em processo de crescimento econômico. A feira coroará um ano maravilhoso, marcado pelo recorde de empregos gerados e pelo maior número de empresas abertas em 15 anos, tornando-se a vigésima segunda cidade de Minas Gerais nesse aspecto”, revelou Felipe ao Galilé.
Durante o evento, serão abordados temas relevantes para o crescimento econômico da região, como a diversificação da economia local, o fomento ao turismo sustentável, a valorização do comércio e da indústria, a promoção de startups e o fortalecimento do setor agrícola. A ideia é envolver empreendedores, gestores públicos, acadêmicos e demais interessados na busca por soluções que impulsionem o desenvolvimento socioeconômico de Ouro Preto.
O presidente da ADESIAP, Denis Botato deu mais detalhes sobre a atuação do órgão e das perspectivas para o evento na Cidade Patrimônio da Humanidade.
Leia mais: Com três portarias, Horto dos Contos é reaberto em Ouro Preto
“A agência de desenvolvimento tem como objetivo proporcionar oportunidades aos nossos empresários, oferecendo-lhes uma vitrine com uma visão ampliada de negócios. Muitas vezes, nossa população está acessando plataformas digitais e realizando compras em outros territórios, quando poderiam encontrar esses produtos ou serviços dentro de nosso próprio território. Portanto, a integração da iniciativa privada, juntamente com o apoio da iniciativa pública, é essencial para atrair recursos. O papel da agência é liderar esses recursos e, por meio de sua gestão, proporcionar benefícios a todos os empresários, especialmente aos pequenos. Quero enfatizar novamente que essa feira é direcionada aos microempreendedores individuais. O impacto será sentido na geração de relacionamentos e na visibilidade para nossos empreendedores” revelou Denis ao Galilé.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.