Ouro Preto lançou, nesta quarta-feira (6), uma nova sinalização turística que será instalada em pontos históricos do município. A cerimônia de inauguração ocorreu na Praça Tiradentes e marcou o início da colocação de placas e totens pensados para orientar visitantes e oferecer informações históricas por meio de QR codes.
O projeto foi desenvolvido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e busca uniformizar a linguagem visual entre cidades inscritas na lista do patrimônio mundial, adotando padrões internacionais de sinalização. “Era necessário uniformizar uma mesma linguagem de acordo com o manual de sinalização turística do patrimônio mundial”, explicou o representante da OCBPM, Mário Augusto do Nascimento.
Ao todo, serão instaladas 149 placas e totens em prédios e monumentos relevantes para o roteiro histórico de Ouro Preto. Muitas terão QR codes que permitirão ao visitante acessar textos e conteúdos complementares sobre cada bem. Segundo Mário, “essas placas vão servir para a comunidade local, que terá um sentimento de pertencimento, e também para os turistas, que terão um melhor reconhecimento do patrimônio e de toda a riqueza cultural que o município tem”.
Nesta primeira etapa, foram investidos cerca de R$ 600 mil na fabricação e instalação da sinalização em Ouro Preto. Além disso, há um investimento de R$ 1,3 milhão no projeto de criação do Centro de Interpretação do Patrimônio Mundial, que funcionará no Casarão do Vira-Saia. “O projeto vai ter toda uma interação com o município, mostrando a história e a cultura de forma digital e com recursos como realidade virtual, projeção mapeada e maquetes”, detalhou Mário.
Leia também:
- Adolescente de 15 anos desaparecido em Ouro Preto
- Cachoeira do Campo realiza 2ª Festa do Peão de Boiadeiro
O prefeito Angelo Oswaldo ressaltou que o desenho das placas foi pensado para respeitar o cenário urbano. “Informam sem perturbar, sem criar qualquer elemento agressivo na paisagem, respeitando o patrimônio arquitetônico e urbanístico. Nós precisávamos disso e estamos felizes porque finalmente o projeto saiu”, afirmou. Ele acrescentou que a instalação já começou com três placas na Praça Tiradentes e deve ser concluída até o fim de agosto.
A superintendente do IPHAN em Minas Gerais, Maria do Carmo Lara, destacou que a sinalização “qualifica o turismo e ajuda os visitantes a conhecer melhor cada prédio e monumento tombado”. Sobre a realização de eventos na Praça Tiradentes, ela afirmou que “um público excessivo pode causar um problema no patrimônio” e que o IPHAN, junto com o Ministério Público, acompanha o planejamento para garantir a preservação.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Flávio Malta, reforçou a importância do projeto para a cidade. “Mais de 149 placas serão instaladas, abrangendo o centro histórico e bairros, para sinalizar, orientar e valorizar o nosso patrimônio histórico. É uma ação que fortalece o turismo e mantém Ouro Preto entre as cidades de destaque no ICMS Turismo”, disse.
A OCBPM informa que a iniciativa já foi implantada em outras cidades do país e insere Ouro Preto em um conjunto que inclui capitais e sítios históricos reconhecidos internacionalmente. Para o prefeito Angelo Oswaldo, a nova sinalização “é um momento de grande significado” para a cidade, pois alia informação, preservação e fortalecimento da identidade local.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e O Mundo dos Inconfidentes.
