O lançamento da pedra fundamental do Parque Tecnológico Henri Gorceix foi realizado na última sexta-feira (19), em Ouro Preto, marcando um novo passo na estratégia de diversificação econômica do município e no fortalecimento do ecossistema de inovação regional. O empreendimento será integralmente construído pela Fundação Gorceix, sem utilização de recursos públicos nem doação de terreno.
O investimento inicial ultrapassa R$ 50 milhões e será aplicado em área adquirida pela própria fundação na Fazenda da Jacuba. O projeto prevê a implantação de um hub de inovação com foco em ciência, tecnologia, pesquisa aplicada, geração de patentes e atração de empresas, com impacto direto na criação de empregos e no desenvolvimento econômico local e regional.
O evento contou com a participação do prefeito Angelo Oswaldo e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, além de representantes da Fundação Gorceix, instituições de ensino e parceiros do setor produtivo.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Parque Tecnológico Henri Gorceix integra a política pública municipal de inovação, que já inclui um hub de inovação em funcionamento no IFMG, implantado em parceria com a Prefeitura, além da ampliação da atuação da Incultec, que passa a atender empresas de todo o município.
O secretário Felipe Guerra destacou que o projeto não envolve recursos públicos. “A Fundação Gorceix comprou todo esse terreno para a realização desse Parque Tecnológico. Não há investimento público nenhum aqui. É todo recurso provindo da Fundação Gorceix, que acreditou em uma proposta colocada no nosso plano municipal de desenvolvimento econômico e de inovação em tecnologia”, afirmou.
Ainda de acordo com o secretário, o parque deve atrair diversas empresas. “Vai gerar muito emprego, muita renda, muita inovação, muita solução e muita patente. É um grande negócio para Ouro Preto e para Minas Gerais”, disse. Ele também ressaltou que o empreendimento se insere em um sistema que envolve Hub de Inovação, incubadora e parque tecnológico, consolidando uma política estruturada para o setor.
Leia também:
- Polícia Militar salva bebê em parada respiratória em Mariana
- Mulher é agredida por companheiro durante confraternização em Ouro Preto
Já o prefeito Angelo Oswaldo afirmou que o parque representa uma mudança estratégica para o futuro do município. “O Parque Tecnológico da Fundação Gorceix garante o nosso futuro na diversificação das frentes econômicas de Ouro Preto. Ele amplia as alternativas de desenvolvimento social e econômico, com geração de empregos em áreas como ciência, tecnologia, informação, cultura, patrimônio e turismo”, declarou.
O Parque Tecnológico Henri Gorceix recebe esse nome em referência ao geólogo francês que fundou, em 1876, a Escola de Minas de Ouro Preto. A iniciativa busca resgatar esse legado histórico e projetá-lo para o futuro, conectando conhecimento acadêmico, setor produtivo e poder público.
Além de Ouro Preto, o projeto envolve articulações com municípios como Itabirito, Congonhas, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete, com o objetivo de consolidar um corredor tecnológico na Região dos Inconfidentes e no Alto Paraopeba. Já existem mais de dez cartas de intenção de empresas multinacionais interessadas em se instalar no empreendimento, além de sinalização da Vale para participação no parque.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
