No último sábado (31), o Governo de Minas Gerais, divulgou no Diário Oficial, o valor do reajuste anual das passagens do transporte rodoviário intermunicipal. Foi autorizado um aumento de 7,99% para linhas asfaltadas e de 7,84% para linhas que circulam em vias não pavimentadas.
Os valores passaram a valer a partir deste domingo (01) e não incluem as taxas de embarque das rodoviárias, nem pedágios. O reajuste visa corrigir as defasagens de custo operacional do setor entre junho de 2023 e julho de 2024. Os custos levados em consideração são a variação do preço do combustível, peças para reposição, manutenção, depreciação do veículo, tributos, mão de obra, por exemplo.
O ajuste está abaixo do proposto pelas concessionárias que solicitaram uma atualização entre 9,787% e 12,04% no preço das passagens para a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).
Leia também:
- Os verdadeiros ‘santinhos’: ONG transforma cãezinhos em “candidatos” para adoção em Ouro Preto
- Palmeirinhas é Campeão Mineiro Amador após bater o Peñarol em Ouro Preto
Os valores tabelados, representam o valor máximo a ser cobrado pelas passagens, e conforme a Resolução nº 22/2018 as empresas podem oferecer valores promocionais em horários específicos e para algumas poltronas, sendo apenas necessário destacar a inscrição “Tarifa Promocional” no bilhete.
No total, Minas Gerais tem 2.341 linhas, abrangendo as rotas entre as cidades mineiras. Para conferir todas as rotas, além de horários e valores, eles podem ser acessados pelo portal da infraestrutura.
Com informações da Agência Minas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.