O encantamento e a curiosidade musical que marcaram gerações nos anos 1990 com o Castelo Rá-Tim-Bum estão de volta em uma releitura especial do quadro “Passarinho, que som é esse?”, agora em diálogo com o patrimônio sonoro e cultural de Ouro Preto, no interior de Minas Gerais. O vídeo, idealizado por Leandro Borba, criador do perfil @enquantoissoemouropreto, foi gravado na Casa da Ópera, o teatro mais antigo em funcionamento das Américas, construído em 1769, e que segue sendo um símbolo vivo da história e da arte barroca brasileira.
Nesta nova versão, as Patativas e o João de Barro, personagens inspirados na atração original da TV Cultura, apresentam ao público os sons dos sinos de Ouro Preto, reconhecidos pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2009. Mais do que um registro sonoro, o toque dos sinos representa uma forma de comunicação e um conjunto de saberes transmitidos entre gerações, compondo a identidade e a memória coletiva da cidade.
O vídeo mistura humor, leveza e poesia para revelar, de maneira lúdica, as sonoridades e significados desse patrimônio único. Leandro Borba explica que, assim como o Castelo Rá-Tim-Bum ensinava música e cultura de forma natural e divertida, nós buscamos despertar no público o mesmo encantamento, mostrando que aprender pode ser também um ato de escuta e sensibilidade. “Mais do que uma homenagem a um ícone da televisão brasileira, o vídeo é uma celebração da música, da educação e da tradição mineira, reafirmando a importância de unir arte e patrimônio como instrumentos de transformação e memória”, ressalta Leandro Borba.
Com musicalização de Thiago Couto, voz de Erika Curtiss, e coordenação e produção de Leandro Borba, a gravação conta com as atrizes Dai Augusto e Nath Souza como as patativas, o ator Leandro Borba como o João de Barro, direção fotográfica e edição do vídeo de Leo Vieira, imagem aérea de Luccas Reginaldo, iluminação de Agnaldo Rodrigues, figurino de Das Anas Brechó e maquiagem de Alessandra Dutra. O projeto tem apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Ouro Preto.
Leia também:
- Homem é preso por violência doméstica em Mariana
- Helicóptero da Vale sobrevoa Mariana e Antônio Pereira; entenda

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
