PCMG atua no combate ao comércio ilegal de peças automotivas

A Polícia Civil de Minas Gerais participou na última quarta-feira (3), da a segunda fase da operação Quebra-Cabeça, articulada com o objetivo de combater o comércio clandestino de peças automotivas em Belo Horizonte. 

A operação fiscalizou 38 estabelecimentos comerciais de peças veiculares usadas, em dois pontos de grande concentração de empresas do setor, localizados nas regiões Noroeste e Barreiro, e também contou com a colaboração da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), a Receita Estadual e a Polícia Militar, com o empenho de 120 agentes e 56 viaturas.

Leia também:

De acordo com divulgado, das 38 empresas fiscalizadas, 20 foram interditadas devido a graves irregularidades administrativas e fiscais, em que dez estariam operando sem licenciamento ambiental, o que representa risco de contaminação e descarte incorreto de resíduos perigosos (óleos, fluídos e metais pesados). Além disso, também foram emitidas oito intimações para regularização de débitos tributários e os auditores verificaram o uso de maquininhas de cartão de crédito vinculadas a empresas, sócios ou terceiros, para rastrear o fluxo financeiro e identificar fraudes fiscais.

O prejuízo total causado aos cofres do Estado pode chegar ao montante de R$ 35 milhões, nas duas fases da operação, e pode ser ainda maior, considerando se tratar de um mercado informal.

Com isso, foram registrados três Boletins de Ocorrência e três pessoas foram conduzidas por suspeita de receptação qualificada.

“A operação teve como foco um preparo anterior de identificação de empresas que provavelmente estariam atuando na clandestinidade. Com isso, foi utilizada uma estratégia mais ampla para sufocar as atividades empresariais ilícitas ligadas ao comércio de peças de veículos automotores”, ressaltou o chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito, Daniel Barcelos.

A operação Quebra-Cabeça é baseada na Lei nº 12.977/2014 (Lei do Desmonte).

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment