A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou nesta terça-feira (11) a Operação ABCZ, que tem como alvo um esquema de fraude no sistema contábil de uma associação sediada em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A ação foi coordenada pela Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro e cumpriu 10 mandados de busca e apreensão.
Além das buscas, a Justiça autorizou o bloqueio de bens, valores e direitos dos investigados, totalizando R$ 1,1 milhão, valor que corresponde ao montante estimado do prejuízo causado pela prática ilícita.
As investigações apontam que um ex-coordenador do setor de contabilidade da entidade teria articulado o esquema ao lado de outros envolvidos, utilizando empresas de fachada para a emissão de notas fiscais falsas. Dessa forma, eram feitos pagamentos duplicados por serviços já realizados, desviando recursos da associação.
Leia também:
- Carro desgovernado atropela e mata idoso em Ouro Preto
- Natal dos Contos terá programação gratuita nesta sexta (14)
A PCMG informou que a operação é resultado de um trabalho investigativo minucioso, voltado a identificar a origem e o destino dos valores desviados, bem como responsabilizar os participantes do esquema. A apuração segue em andamento.
Os detalhes sobre a operação serão apresentados em coletiva de imprensa nesta terça-feira (11), na sede do 5º Departamento de Polícia Civil, localizada na Rua Inspetor Isidoro Ferreira Filho, 55, em Uberaba, com a presença dos delegados Armando Papacidero e Eduardo Alves Garcia.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e O Mundo dos Inconfidentes.
