Após grande repercussão popular, a Proposta de Emenda à Constituição que pede o fim da escala 6×1 reuniu o número de assinaturas necessárias para iniciar a tramitação no Congresso e Senado. O anúncio foi feito pela deputada Erika Hilton (PSOL), parlamentar proponente da pauta. Agora, a PEC será debatida pelas comissões das casas, podendo virar realidade caso seja aprovada.
Além disso, o abaixo assinado que apoia a proposta, reuniu até o fechamento desta matéria 2.756.503 assinaturas, mobilizando diversos setores da sociedade a apoiarem o projeto. Manifestações ocorrerão no Brasil todo na próxima sexta (15).
Por ser uma PEC, para entrar em tramitação, o projeto precisa reunir no mínimo 171 assinaturas dos deputados federais. De acordo Hilton, neste momento o texto se aproxima dos 200 signatários e co-autores.
A PEC de Hilton propõe que o país acabe com o regime trabalhista que dispõe de apenas um dia de folga para o funcionário. Segundo o texto da proposição, o fim desse desenho expõe a “a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares”. Essa proposição é uma das bandeiras do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), criado por Rick Azevedo no ano passado.
Erika anunciou que irá conceder uma entrevista coletiva, hoje, às 17h, para comentar sobre essa vitória.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.