Pelé morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos. O Rei do Futebol estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde novembro de 29 de novembro, por conta de uma infecção respiratória, após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.
O tricampeão mundial passou por uma cirurgia no cólon em setembro de 2021 e desde então estava passando por sessões de quimioterapia. No início deste ano, foram encontradas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.
Em 21 de dezembro, o corpo clínico do hospital divulgou um boletim médico informando que Pelé teve uma progressão da doença oncológica e que precisava de maiores cuidados com as disfunções renal e cardíaca. Por isso, ele não pôde passar o Natal em casa.
Pelé ainda teve alguns dias com com quadro estável e apresentando uma leve melhora, porém, sua saúde piorou nesta quinta e ele não resistiu. Ele deixa sete filhos e a esposa Márcia Aoki, com quem era casado desde 2016.
+ Reinaldo elogia Neymar e vê técnico estrangeiro na Seleção Brasileira com bons olhos
Números de Pelé
Pelé estreou na Seleção Brasileira em 1957, contra a Argentina, em um partida da Copa Rocca. Ele marcou seu primeiro gol com a camisa amarelinha. Com apenas 17 anos, ele venceu a Copa do Mundo da Suécia, em 1958.
Quatro anos depois, ele se machucou na segunda rodada da Copa do Mundo do Chile, também vencida pelo Brasil. Em 1970, no México, Pelé foi tricampeão mundial, se tornando o único jogador a conquistar três mundiais na história do futebol.
Pelo Santos, Pelé venceu 10 vezes o Campeonato Paulista, competição em que foi artilheiro por nove vezes seguidas. Foi bicampeão da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes, em 1962 e 1963. Ainda como jogador do Peixe, ele marcou seu milésimo gol, contra o Vasco, no Maracanã, no dia 19 de novembro de 1969.
O Rei do Futebol marcou 1.091 gols em 1.116 jogos pelo Santos. Com a Seleção Brasileira, ele disputou 113 partidas e marcou 95 tentos. Em toda a carreira, Pelé fez 1.282 gols em 1.364 partidas na contabilização feita pelo Peixe. Nas redes sociais, o ex-jogador dizia ter feito um a mais, 1.283.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] Rei do futebol, Pelé morre aos 82 anos […]
[…] Lembro do Jô Soares desde os ‘tempos do onça’, quando eu acompanhava, em preto e branco, ao lado dos meus pais e irmãos, seus programas de humor na tevê. Jô morreu aos 84 anos e deixou uma extensa e valorosa história de realizações. O mesmo vale para o Pelé, que partiu ontem aos 82 anos de idade. […]
[…] de Ouro Preto Túlio Campos está participando de uma exposição virtual homenageando Pelé, que faleceu no dia 29 de dezembro aos 82 anos. O site HQMIX organizou a mostra “LOVE: Pelé pelos craques do traço”, reunindo […]