A Prefeitura de Mariana divulgou o cadastramento para o Cordão Girassol a pessoas com deficiência (PcD), que está acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Em março deste ano, o Projeto de Lei nº 07/2023 de autoria de Juliano Duarte, que tem como objetivo a identificação de pessoas com deficiências não perceptíveis visualmente, foi aprovado por unanimidade no plenário. O Galilé publicou uma matéria sobre a implementação da política no município, confira aqui.
Projeto de Lei Nº 7/2023
- Dispõe sobre a utilização do cordão de girassol como símbolo para a identificação da pessoa com deficiência oculta no Município de Mariana e dá outras providências.
- Dessa forma, é possível reconhecer pessoas com deficiências “invisíveis” e invisibilizadas através do uso do colar.
- É importante lembrar que o Colar Girassol por si só não é um sinônimo da garantia de direitos, pois a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência assegura os direitos de PcDs:
Art. 1º É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Acesse os demais artigos da Lei aqui.
- Leia também:
- Desemprego no Brasil cai para 7,7% em setembro; menor taxa desde 2015
- Vale busca concluir reparações de danos pela tragédia em Mariana
Cordão Girassol
Você sabe o que é o Cordão Girassol? Segundo a Prefeitura de Mariana, a Lei Federal nº 14.624 instituiu o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis, em 17 de julho de 2023, como símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas. A medida visa a promoção da conscientização e respeito aos direitos previstos. O uso do símbolo é opcional, e sua ausência não prejudica o exercício de direitos já garantidos.
Em primeiro plano, funcionários do aeroporto Gatwick em Londres criaram o colar, em 2016. Logo, passou a sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado a pessoas com deficiência não visível ou doenças raras.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Começou o período de cadastro para o Cordão Girassol em Mariana […]
[…] out 31, 2023 Emi Luara 0 […]
[…] 8 anos de angústia: Atingidos pela Barragem de Fundão em Mariana expõem dores e questionamentos […]
[…] 8 anos de angústia: Atingidos pela Barragem de Fundão em Mariana expõem dores e questionamentos […]
[…] 8 anos de angústia: Atingidos pela Barragem de Fundão em Mariana expõem dores e questionamentos […]
[…] Começou o período de cadastro para o Cordão Girassol em Mariana […]