O problema da falta de água em Mariana afeta milhares de pessoas todos os dias. Diversos bairros precisam de apoio de caminhões pipa para atender as necessidades básicas da população, o que gera incômodos para os moradores e prejuízos aos cofres públicos. Por ser um problema estrutural, uma solução para resolver a distribuição e abastecimento no município é muito complexa. No entanto, existe uma luz no fim dos túneis do SAAE: a fundação Renova.
Leia mais: Bairro que sofre com falta de água ganha novo reservatório em Mariana
Há algum tempo, tanto o vereador Preto do Cabanas (PV) quanto o presidente da Câmara Fernando Sampaio, cobram uma contrapartida das mineradoras assim como acontece em Governador Valadares, em que a Fundação Renova auxilia no abastecimento e tratamento de água no município.
“Na verdade o que eu acho que faltou junto a Fundação Renova prioridade dos gestores que se passaram. É porque lá em Valadares, eles deram prioridade a questão da captação de água. Lá foi colocado há pouco tempo uma rede que fornece 900 litros de água por segundo, com um investimento de quase 400 milhões e Mariana, hoje não tem nem 200 L de água por segundo na rede. Significa que o que foi feito em Valadares corresponde aproximadamente cinco vezes o que Mariana tem hoje. Então com a intervenção da Renova, com certeza resolveria problema de água. Sem dúvida nenhuma isso. Mas aí é uma questão de prioridade dos gestores. Espero que o Edson Agostinho agora o período que ele tiver ou próximo gestor que vier, que dê essa prioridade, porque pra mim a água ela é prioridade a água é saúde”, afirmou Manoel Douglas, o Preto do Cabanas, ao Galilé.
Vale destacar que a Fundação Renova é uma instituição criada para gerenciar e executar os programas e projetos de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015. Seu objetivo é atuar de forma integrada com os governos federal, estadual e municipal, além das comunidades e organizações da sociedade civil, para promover a recuperação ambiental, socioeconômica e cultural das regiões impactadas pelo desastre.
No site da Renova pode-se conferir essa captação em Governador Valadares. Foi em 02/03/2023 a nova captação da cidade, que possui 38 km de extensão. “Com capacidade para fornecer até 900 litros de água por segundo, a nova captação é um importante reforço na ampliação da oferta de água para a população”, diz a Fundação.
Mas não é só a Casa de Leis da Primaz de Minas que vê essa compensação como uma oportunidade para sanar os problemas de falta de água. O prefeito interino, Edson Agostinho (Cidadania), vê essa possível parceria como importante trunfo para efetivamente ver mudanças na cidade através da compensação. Leitão também citou indiretamente Governador Valadares, em que a Fundação Renova auxilia no abastecimento e tratamento de água no município.
Leia mais: Ex-prefeito de Mariana é preso por condenação de estupro de vulnerável
“Eu acho importante porque a Renova veio aqui pra fazer reparação e o município de Mariana sofre muito. Eu acho que é isso, pra gente ela não vai fazer mais que é obrigação dela, entendeu? Tem um município que foi menos impactado na cidade tem muito mais benefícios.Mas nós vamos trabalhar juntos. Aí vai ver se a gente consegue algo pra pra compensação”, disse Edson Agostinho ao Galilé.
A nossa reportagem entrou em contato com a Fundação Renova para tentar uma resposta sobre essa possibilidade, mas ainda não recebeu retorno.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Poder público busca Renova para resolver falta de água em Mariana […]
[…] Poder público busca Renova para resolver falta de água em Mariana […]
[…] Leia mais: Poder público busca Renova para resolver falta de água em Mariana […]
[…] Leia mais:Poder público busca Renova para resolver falta de água em Mariana […]