Na última semana, A Polícia Militar do Meio Ambiente anunciou o sucesso de uma operação que resultou no desmantelamento de uma operação de garimpo ilegal na região de Mariana, Minas Gerais. As autoridades agiram no distrito de Furquim, localizado há pouco mais de 30 min da sede da cidade.
A operação, que foi coordenada pela Polícia do Meio Ambiente em colaboração com a PM, localizou quatro indivíduos envolvidos em atividades ilegais de extração de ouro, especificamente no Ribeirão do Carmo, em Mariana.
Leia também: Como lidar com os animais na onda de calor?
O 3º Pelotão da Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente estava conduzindo um patrulhamento de rotina na localidade de Braúnas quando avistaram os quatro suspeitos em plena atividade de extração de ouro sem a devida autorização.
Além da detenção dos indivíduos, os policiais também apreenderam duas balsas equipadas com dois motores que estavam sendo usados para lavrar e dragar o mineral. Quando abordados pela guarnição, os homens admitiram não possuir qualquer autorização para a extração de ouro na área.
Diante das evidências flagrantes, os quatro indivíduos foram presos em flagrante e conduzidos à sede da Polícia Federal, em Belo Horizonte, para o devido registro da ocorrência. Além disso, foram aplicadas multas por infrações ambientais, totalizando mais de R$200 mil, como parte dos esforços para coibir a prática do garimpo ilegal e preservar o meio ambiente na região.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.