A Prefeitura de Mariana oficializou, na última quinta-feira (6), a doação do terreno destinado à construção do Hospital Universitário de Mariana, que será executado em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o Governo Federal.
A área doada tem 35 mil metros quadrados e fica no bairro São Cristóvão, às margens da MG-129. O hospital será administrado pela UFOP, em conjunto com a Prefeitura de Mariana e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Governo Federal. O projeto integra o Acordo do Rio Doce e está orçado em R$ 220 milhões.
Com estrutura prevista para 100 leitos, o Hospital Universitário de Mariana terá foco em ensino, pesquisa e assistência hospitalar, com atendimento em diversas especialidades, incluindo oncologia, cardiologia e internações clínicas e cirúrgicas. A unidade também contará com setor de observação de curta permanência e espaços destinados à formação dos estudantes da área da saúde da UFOP, que passarão a desenvolver suas atividades no município.
Leia também:
- Capotamento envolve três veículos próximo ao Trevo do Maracujá
- Rei e rainha da Suécia passam férias discretas em Ouro Preto
No anúncio da assinatura da lei que autoriza a doação do terreno, o prefeito Juliano Duarte (PSB) afirmou que o ato representa um avanço importante para a consolidação do projeto.
“Hoje damos um passo fundamental para que a construção do nosso hospital universitário saia do papel. A Prefeitura cumpre seu papel com a doação do terreno e seguimos trabalhando junto às demais esferas para viabilizar as próximas etapas”, declarou o prefeito.
O chefe do Executivo também destacou que o hospital deverá contribuir para ampliar a capacidade de atendimento médico na região, reduzindo a dependência de outros centros urbanos para procedimentos de média e alta complexidade.
O projeto foi anunciado em junho deste ano, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Mariana, acompanhado de ministros e autoridades locais. Segundo o Governo Federal, o hospital será o maior investimento público em saúde já realizado no município e deve atender pacientes de toda a macro-região de saúde de Minas Gerais.
A previsão é que as obras do Hospital Universitário de Mariana comecem após a formalização da parceria entre o município, a UFOP e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
