Prefeito de Ouro Preto ataca mineração: “Por muito menos tivemos a inconfidência mineira”

Prefeito de Ouro Preto ataca mineração: "Por muito menos tivemos a inconfidência mineira"

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, fez fortes declarações contra a maneira como a mineração se estabelece na região dos Inconfidentes. O chefe do executivo da Cidade Patrimônio foi categórico ao criticar a exploração desmedida dos recursos naturais das cidades. Ele também aproveitou para revelar que a Samarco deve cerca de R$ 300 milhões de reais a Ouro Preto, além de criticar as ações de recuperação realizadas pela Fundação Renova, especialmente o “Novo Bento Rodrigues”.

Leia também: Ouro Preto fora da disputa por aeroporto; prefeito aprova “Bandeirinhas” em Lafaiete

A fala do prefeito ocorreu durante a assinatura da lei que institui o Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE) como política pública. Durante o evento, Angelo Oswaldo buscou apresentar números positivos do município, além de abordar temas sensíveis, como a exploração causada pelas mineradoras.

“Precisamos mostrar que a mineração não pode ser feita dessa maneira. Por muito menos nós tivemos a inconfidência mineira. Por que essas empresas exploram a nossa região, os nossos municípios, e tem a desfaçatez de falar que pagaram R$ 400 milhões, como se tivessem pago do ano passado pra cá. Quando na verdade a Samarco está nos devendo 300 milhões desde que voltou a operar no dia 24 de dezembro de 2020. São 300 milhões em royalties. Então eu coloquei isso, e quando eles falaram que pagaram 400 milhões, tiveram que admitir que devem 300 milhões. É um desaforo que não aceitamos, mineiro não aceita desaforo. Sobretudo o Ouro-pretano”, disse Angelo Oswaldo.

VEJA A DECLARAÇÃO COMPLETA:

Além disso, ele também questionou a maneira com que a Fundação Renova se estabelece nas cidades, em especial Mariana. Para o prefeito de Ouro Preto, a finalidade da instituição não é recuperar as comunidades e as pessoas atingidas, mas sim enriquecer pessoas envolvidas nas negociações. Ele também criticou a construção do Novo Bento Rodrigues.

Leia também: Jovem de 14 anos é encontrado com pedras de crack em distrito de Ouro Preto

“(A Renova)Esta enriquecendo tecnocratas, procuradores, representantes, todo o tipo de gente nadando em dinheiro em Minas Gerais e Espírito Santo para nada. Construíram um novo Bento Rodrigues. Esse novo Bento é um condomínio de luxo, que vai ser gentrificado, à população vai vender para as pessoas ricas, vai morar no bairro Cabanas e não tem nada de Bento Rodrigues restituído”, comentou Angelo.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Prefeito de Ouro Preto ataca mineração: “Por muito menos tivemos a inconfidência mineira””

  1. […] Prefeito de Ouro Preto ataca mineração: "Por muito menos tivemos a inconfidência mineira&qu… […]

  2. […] Leia mais: Prefeito de Ouro Preto ataca mineração: “Por muito menos tivemos a inconfidência mineira” […]

Leave a Comment