A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, divulgou nota oficial nesta quarta-feira (16) em que repudia a agressão a vereadora Simônia Magalhães, ocorrida durante a tarde. O caso envolveu um funcionário do Projeto Trampolim, que desacatou a parlamentar e um servidor da própria secretaria no exercício de suas funções.
Segundo a nota, o episódio é considerado “desrespeitoso e inaceitável” e não condiz com os valores do serviço público nem com o espírito do projeto, que é voltado à promoção do esporte e da inclusão social.
A Prefeitura afirma que o desacato cometido configura crime, por envolver servidores em serviço, e que “todas as medidas cabíveis serão tomadas” diante da gravidade da situação. A administração também reiterou seu “respeito ao Poder Legislativo”, destacando a importância do papel fiscalizador dos vereadores em ações que envolvem recursos públicos.
Ainda não foram divulgadas informações sobre o andamento das apurações internas ou possíveis sanções ao servidor envolvido, mas a manifestação oficial da Prefeitura deixa claro que o caso será tratado com rigor.
O Projeto Trampolim, ao qual o funcionário pertence, é uma iniciativa voltada à formação esportiva e à cidadania de crianças e adolescentes do município.
A agressão a vereadora Simônia Magalhães acontece em um momento de grande atenção à conduta de agentes públicos, especialmente em programas financiados com verba municipal.
Em suas redes sociais, a vereadora denunciou o caso e informou ter registrado boletim de ocorrência “por entender que o respeito à função pública e à população representada não pode ser relativizado”.
Leia também:
- Show de Seu Jorge é adiado para o dia 26 de julho em Mariana
- Charrete elétrica em Mariana é inaugurada no Dia de Minas
Confira a nota emitida pela Prefeitura de Congonhas sobre o caso de agressão à vereadora Simônia Magalhães abaixo:
A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vem a público manifestar-se sobre o lamentável episódio ocorrido na tarde desta quarta-feira, 16 de julho de 2025, envolvendo um funcionário atuante no Projeto Trampolim, que, de forma desrespeitosa e inaceitável, desacatou a Vereadora Simônia Magalhães e um servidor da SEL durante o exercício de suas atribuições.
A Prefeitura e a Secretaria condenam veementemente a conduta do funcionário, que em nada representa os valores e princípios que norteiam o serviço público e o espírito do Projeto Trampolim.
Informamos que, diante da gravidade da situação, considerando que o desacato a servidor público no exercício de suas atribuições é considerado crime, todas as medidas cabíveis serão tomadas.
Reafirmamos nosso respeito ao Poder Legislativo, especialmente no seu papel constitucional de fiscalização e acompanhamento das ações e projetos que envolvem recursos públicos.
Prefeitura Municipal de Congonhas
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.