A Prefeitura de Mariana anunciou, nesta quarta-feira (16), um estudo para a perfuração de um novo poço artesiano no bairro Liberdade, uma das regiões mais afetadas pela constante falta de água no município. A iniciativa foi divulgada pelo chefe do Executivo municipal ao lado do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Ronaldo Camelo.
Segundo a administração, foi realizada uma “poligonal para estudo geofísico” no bairro — um levantamento técnico que identificará o melhor ponto para a perfuração de um poço artesiano profundo. A medida visa ampliar o fornecimento de água diretamente no sistema, reduzindo a atual dependência dos caminhões-pipa, que encarecem a operação e tornam o abastecimento instável.
Leia também:
- Mariana entrega 1ª casa do programa “Arrumando a Casa”
- Nova lei garante fisioterapeuta durante o parto em Mariana
“Esse estudo vai nos permitir identificar possíveis áreas onde o SAAE possa iniciar a perfuração. Após a conclusão, poderemos injetar mais água no sistema de abastecimento, o que vai beneficiar diretamente os moradores do Liberdade”, afirmou o prefeito.
Além da nova estrutura, a Prefeitura informou que também está trabalhando na melhoria do sistema atual. Foram identificadas perdas na rede de distribuição, e intervenções já estão sendo feitas para garantir maior eficiência no fornecimento.
“É um compromisso nosso, junto com o SAAE, resolver definitivamente a constante falta de água no bairro. Estamos agindo tanto com a ampliação da capacidade quanto com a correção das falhas existentes. Em breve, vamos solucionar esse problema”, declarou o prefeito.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.