O Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, assinou o Decreto Nº 8.155 em 02 de janeiro de 2024, prorrogando o Programa de Recuperação de Receitas e Parcelamento do Fisco Municipal, conhecido como REFIS Municipal. Esse programa foi instituído pela Lei Complementar Municipal nº 217, datada de 13 de dezembro de 2022.
A ação do Prefeito baseia-se nas prerrogativas conferidas pelo art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal. O decreto leva em consideração o artigo 2º da Lei Complementar Municipal nº 217/2022, alterada pela Lei Complementar nº 232, de 28 de dezembro de 2023, que prevê a prorrogação do REFIS 2022 por mais seis meses, por meio de decreto do Poder Executivo Municipal.
Leia também:
- Distritos de Ouro Preto terão abastecimento de água interrompido hoje (03), anuncia Saneouro
- Suspeito é preso com arma de brinquedo e drogas em Ouro Preto
Dentre as determinações do decreto, destacam-se:
1. Prorrogação do Programa: O REFIS Municipal, destinado à recuperação de receitas e ao parcelamento de débitos fiscais, estende-se até 15 de junho de 2024. Essa prorrogação visa oferecer aos contribuintes um período adicional para aderirem ao programa e regularizarem suas pendências fiscais.
2. Retroatividade: O Decreto, publicado em 02 de janeiro de 2024, retroage seus efeitos a 15 de dezembro de 2023. Isso implica que os benefícios da prorrogação aplicam-se a partir dessa data, proporcionando um intervalo extra para que os contribuintes possam aproveitar as condições oferecidas pelo REFIS.
O contexto revela a iniciativa da administração municipal de Ouro Preto em simplificar a regularização de débitos fiscais dos contribuintes, concedendo condições especiais por meio da extensão do prazo do REFIS Municipal.
Para efetuar o pagamento ou obter informações sobre o parcelamento, pessoas físicas ou jurídicas devem procurar a Gerência da Receita Municipal da Secretaria Municipal de Fazenda. Vale ressaltar que a Gerência está em novo endereço: Rua Padre José Marcos Pena nº 64, no prédio do antigo fórum cível, próximo à Igreja de São José. A regularização abrange créditos de qualquer natureza vencidos até 15 de dezembro de 2022.O prazo para negociação se encerra em 15 de junho de 2024.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Prefeitura de Ouro Preto prorroga REFIS municipal por mais 6 meses […]
[…] jan 4, 2024 Igor Varejano 0 […]