A educação financeira é sempre vista como um dos principais déficts do ensino no Brasil, pensando nisso, dois professores de economia da UFOP lançaram um livro infantil com a intenção de desvendar o orçamento familiar. Os autores são Chrystian Soares Mendes e Thiago Sousa Barros. O livro é guiado por dois personagens: Ana e Leo.
A história gira em torno de Ana e Leo, duas crianças da cidade de Bento Rodrigues, que se aventuram em uma jornada para entender como funciona o orçamento de suas famílias. Com uma abordagem didática e de fácil compreensão, os personagens guiam os leitores mirins por conceitos financeiros importantes, como a importância de poupar, controlar gastos e fazer escolhas conscientes ao comprar algo. O jornal Galilé conversou com um dos autores, Chrystian Soares, para entender um pouco mais sobre a iniciativa. A motivação para escrever o livro surgiu a partir do desenvolvimento de um projeto de extensão na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), chamado CiDATAnia, coordenado pelo Prof. Dr. Thiago e pelo entrevistador. O projeto visava medir a inflação da cidade de Mariana e realizar palestras sobre educação financeira em escolas e na comunidade local.
“Acredito que o livro irá permitir a criança a ter uma noção básica sobre controle financeiro e até mesmo ajudar os país no momento de fazer as compras, por meio de uma demonstrações simples, seja pelo fato de ter dinheiro para comprar figurinhas ou os país ajudarem na hora de fazer o controle das contas da casa”, disse Chrystian.
O livro é ricamente ilustrado e utiliza uma linguagem acessível ao público-alvo, tornando a leitura uma experiência cativante e divertida. Através das aventuras de Ana e Leo, os jovens leitores são incentivados a refletir sobre a importância de economizar dinheiro, planejar gastos e tomar decisões financeiras responsáveis.
Reconhecendo a lacuna na educação financeira no país, os autores, por meio de sua experiência e conhecimento, decidiram criar um recurso didático que fosse acessível. Ao jornal, o autor afirma que no país, esse tema foi negligenciado pela educação formal, o que trouxe problemas reais para o orçamento das famílias. Ela destaca que, infelizmente, no passado, o Brasil não possuía bons indicadores de educação financeira desde cedo. No entanto, o cenário tem se modificado, com muitas escolas incluindo o tema em suas aulas.
Leia mais: Ex-prefeito e secretário de Governo de Mariana são condenados; veja as declarações
“Quanto mais cedo souber a importancia do dinheiro, melhor saúde financeira se terá no futuro, podendo realizar gastos de forma mais consciente, realizar planejamentos, investir etc. temos uma cultura muito voltada para o gasto e pouco para a economia, então já aprendendo desde novo que as vezes podemos abrir mão de algo hoje para adquirir algo melhor depois já é um caminho importante, reduzir despesas com produtos superficiais etc. claro que não é deixar de consumir nada, mas saber consumir”, finalizou Chrystian ao Galilé.
O livro foi publicado pela Editora Dialética e pode ser comprado diretamente no site e em todos outros sites de compras.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] “Ana & Leo”: professores da UFOP escrevem livro sobre educação financeira para crianças […]