O Projeto de Pesquisa e Extensão Ariadnes, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), realizará nesta quinta-feira (30) às 17h a oficina de formação “Como Cobrir Feminicídios e Violência Contra a Mulher com Rigor Ético na Hard News”. A oficina gratuita será realizada no Instituto de Ciências Socias Aplicadas (Icsa), em Mariana, e contará com a emissão de certificado.
A iniciativa visa capacitar estudantes e jornalistas da Região dos Inconfidentes a aprimorarem a linguagem e a apuração na cobertura de crimes de gênero, evitando a revitimização e o sensacionalismo, além de retirar a pauta do feminicídio apenas da editoria de “Polícia” para a esfera dos Direitos Humanos e da Responsabilidade Social.
Leia também:
Baseada em referências como o “Checklist para avaliar a cobertura jornalística de feminicídios” do Grupo Transverso (UFSC) e na pesquisa sobre a ética das imagens na cobertura de violência, realizada pela professora e orientadora do projeto, Karina Gomes Barbosa, a oficina abordará técnicas práticas para a rotina de redação, como a desconstrução de clichês e a criação de títulos que dão visibilidade à vítima sem que ela seja o sujeito passivo da violência.
Serão discutidos protocolos de apuração que buscam fontes além do Boletim de Ocorrência (B.O.), focando na responsabilidade do Estado e na cobrança à rede de proteção.
Clique aqui para se inscrever.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
