‘Rodovia do minério’ pode tirar até 1.500 carretas da BR-040; Angelo e Orlando comentam

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) planeja concluir, ainda no primeiro semestre deste ano, uma negociação envolvendo oito prefeituras, dez empresas mineradoras, o governo do Estado e a União, com o objetivo de viabilizar a construção de uma via alternativa para desviar a circulação de aproximadamente 1.500 carretas de minério que transitam diariamente por um dos trechos mais perigosos da BR-040, entre Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Conselheiro Lafaiete, na área central.

A proposta liderada pelos prefeitos da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) está sendo discutida no Centro Estadual de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), alimentando expectativas de agilidade nas discussões. O procurador-geral de Justiça de Minas, Jarbas Soares Júnior, destaca uma redução significativa no tempo médio para a resolução de conflitos desde a criação do órgão em 2021.

Leia também:

ANGELO OSWALDO E ORLANDO CALDEIRA FIRMAM PARCERIA PARA MELHORA DAS RODOVIAS

Durante uma reunião na última segunda-feira (15), Orlando Caldeira expressou sua preocupação com o tráfego pesado na BR-040, buscando soluções em parceria com as mineradoras locais. O prefeito Ângelo Oswaldo, membro da Amig, destacou a colaboração com o Ministério Público, envolvendo prefeitos, promotores e mineradoras, visando a execução de um projeto para retirar cerca de 8 milhões de toneladas da BR-040. Os dois prefeitos concederam entrevistas para o repórter Antonio Isidoro.

‘Rodovia do minério’ pode tirar até 1.500 carretas da BR–040; Angelo e Orlando comentam
A reunião entre os dois prefeitos aconteceu na última segunda-feira (15). Foto: Peterson Bruschi

Orlando ressaltou a importância de promover o modal ferroviário, aliviando as estradas e reduzindo os riscos de acidentes. Ele agradeceu o apoio do prefeito de Itabirito dentro da Amig e enfatizou a necessidade de investimentos nas estradas, sem melhorias há mais de 50 anos. A parceria com o Ministério Público é vista como essencial para enfrentar os desafios do tráfego de veículos pesados na região.


“Estamos também trabalhando em conjunto com o Ministério Público, que agora é o Compor, uma composição em que todos os prefeitos, promotores das cidades e as mineradoras estão sentados à mesa. O importante é que já existe um projeto, esse projeto está pronto para ser executado, de modo que possamos retirar, no mínimo, 8 milhões de toneladas da BR-040 e destiná-las à 356. Isso é crucial, pois reduzirá significativamente o número de viagens de carretas na BR-040.”

Ângelo Oswaldo mencionou a parceria positiva com Itabirito, evidenciada pelo asfaltamento da AMG 030 até a divisa com Ouro Preto. Projetos futuros de asfaltamento em Santo Antônio do Leite e Engenheiro Correia visam conectar diferentes distritos, impulsionando o desenvolvimento econômico e oferecendo oportunidades para agricultura familiar e empresas de pequeno e médio porte. A integração de núcleos urbanos é vista como crucial para atrair investimentos e promover o desenvolvimento sustentável.

“Estamos em uma grande arrancada para o desenvolvimento, com todas essas ações importantes de Itabirito e também de Ouro Preto convergindo. Temos trabalhado em parceria para alcançar metas maiores de qualidade de vida e desenvolvimento na região”, concluiu Ângelo Oswaldo.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “‘Rodovia do minério’ pode tirar até 1.500 carretas da BR-040; Angelo e Orlando comentam”

  1. […] ‘Rodovia do minério’ pode tirar até 1.500 carretas da BR-040; Angelo e Orlando comentam […]

Leave a Comment