Em Ouro Preto, a Samarco criou o canal “Samarco Comunica”, com o objetivo de divulgar informações para os moradores interessados na operação e nas ações de reparação executadas pela mineradora nos territórios, diretamente no seu celular.
De acordo com o divulgado, o foco é garantir que notícias oficiais sobre as ações de operação, reparação, indenização, novos distritos (Novo Bento Rodrigues e Paracatu), iniciativas ambientais, entre outras, cheguem até as comunidades de forma clara, rápida e personalizada, conforme o interesse e a localidade específica de cada pessoa.
Leia também:
Para receber as informações, o usuário deve clicar aqui ou salvar o número (31) 98358-1388 em seus contatos, enviar uma mensagem inicial via WhatsApp, e responder algumas perguntas para se inscrever no canal.
A Samarco informa que é importante interagir periodicamente no canal para continuar recebendo as mensagens, conforme regras da plataforma WhatsApp. Caso a inscrição não seja concluída, o envio das informações não acontecerá.
O canal utiliza fluxos automáticos para entregar mensagens, sem suporte humano, não sendo, portanto, destinado ao atendimento de solicitações, requerimentos ou dúvidas de casos individuais, os quais permanecem sendo realizados pelos demais canais oficiais, como: a Central de Relacionamento (0800 033 8485), o Fale Conosco e os Centros de Informação e Atendimento (CIAs) – presenciais e móveis.
Além disso, o tratamento dos dados coletados para inscrição (nome, sobrenome, telefone, cidade e bairro) segue integralmente as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As informações são utilizadas exclusivamente para a segmentação das notícias por localidade e perfil, sem compartilhamento com terceiros, exceto em caso de eventual exigência legal. Caso o usuário não queira mais receber as mensagens, basta enviar “Quero Sair”, a qualquer momento.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
