Saneouro alerta sobre descarte correto de lixo

Em Ouro Preto, a Saneouro alertou sobre o descarte correto de lixo. A empresa alerta que o descarte inadequado de objetos nas redes coletoras pode gerar transbordo e fazer mal à saúde.

Após descartados, objetos não devem ser jogados em encanamentos de imóveis. “Sempre repetimos este mantra: esgoto não é lixo. As redes que retiram o esgoto dos imóveis foram projetadas para transportar apenas o esgoto, que nada mais é que água contaminada após o contato com produtos químicos e o corpo humano”, afirma o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini.

Leia também:

Segundo ele, muitas pessoas ainda têm o hábito de dispensar produtos sólidos nas redes de esgoto esses objetos descartados inadequadamente entopem as redes coletoras e impedem a passagem do esgoto, fazendo com que ele transborde. Esse retorno pode acontecer nas vias públicas ou dentro dos imóveis. Além disso, também causam mau-cheiro e formam um ambiente propício para a veiculação de doenças como disenteria, diarreia, viroses e cólera, entre outras.

Além de objetos, outro vilão é o óleo de cozinha, que quando despejado nas pias após ser usado, pode se acumular nas redes coletoras até entupi-las e causar o transbordo. “O óleo pode ser reutilizado na produção de sabão ou doado para empresas especializadas na sua coleta e descarte”, ressalta Evaristo Bellini.

Em Ouro Preto, durante a temporada de chuvas, o transbordo do esgoto tem ainda outro causador: a ligação de redes de escoamento de água da chuva dos imóveis nas redes coletoras de esgoto. “O volume de água fica maior que o que a rede suporta e este esgoto também volta para as vias públicas ou para dentro dos imóveis”, explica Bellini.

Por isso, é importante assegurar que as redes de água de chuva e de coleta de esgoto nos imóveis não sejam interligadas.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment