Na próxima segunda-feira (15), acontecerá às 17h, na Câmara Municipal de Ouro Preto, acontecerá uma audiência pública entre membros da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Câmara dos Deputados e população ouro-pretana. A saber, para discutir assuntos relacionados a empresa de água e esgoto da cidade, a Saneouro.
Vanderlei Kuruzu (PT), vereador de Ouro Preto, detalhou os principais pontos a serem abordados na audiência pública:
“A Assembleia de Minas tem sido uma parceira do povo de Ouro Preto nessa luta contra a privatização da nossa água. Então, será mais um momento importante entre a Assembleia e o povo de Ouro Preto. Contudo, a gente sabe que não está fácil para retirar a Saneouro. Isso demanda recurso, é o que prefeito reafirmou várias vezes. Se tiver o recurso, ele cumpriria aquele que foi o compromisso dele na campanha. Porém, existe a esperança de que as mineradoras paguem Ouro Preto o que elas devem. E com esse recurso, possa-se solucionar definitivamente o problema do saneamento básico de Ouro Preto. Então, será a segunda audiência pública promovida pela Assembleia de Minas Gerais. Esta, agora, em Ouro Preto”, analisou Kuruzu.
O deputado federal Padre João (PT) e o deputado estadual Leleco Pimentel (PT) estarão presentes no município. Em comunicado divulgado no Instagram, Leleco destacou os principais temas a serem discutidos na próxima segunda:
“Vamos, junto à população, discutir e encaminhar as questões da Saneouro, desde a privatização do saneamento, das altas e injustas tarifas, da péssima qualidade da água, da falta de abastecimento e da crise social, econômica e política, gerada pelo fraudulento contratado com a empresa” declarou o deputado nas redes sociais.
Leia mais: Ouro Preto realiza ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Leia mais: Ouro Preto: homem armado rende mulheres no Centro Histórico; veja vídeo
Saneouro
A SANEOURO é um consórcio formado pelas empresas GS Inima Brasil e MIP. Desde janeiro de 2020, a empresa é responsável pela prestação dos serviços de água e esgoto da cidade de Ouro Preto. A empresa também é responsável pelos 12 distritos e sub-distritos da cidade.
Ademais, nos anos de 2005 a 2019 o SEMAE, empresa estatizada, era responsável pelos cuidados de água e esgoto da cidade de Ouro Preto. Em 2020, o serviço de água e esgoto tornou-se privado. A empresa prestará serviços por 35 anos.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.