A eleição da Câmara de Ouro Preto tem esquentado o clima nos bastidores da política da cidade. O vereador Júlio Gori (PSC) se candidatou para presidente da Casa Legislativa e concorrerá com Matheus Pacheco (PV), Vantuir (PSDB) e Zé do Binga (PV). Em entrevista ao repórter Antônio Isidoro, da Rádio Real FM, Gori deu uma declaração polêmica sobre o fato do atual mandatário do poder Legislativo, Luiz Gonzaga (PL), ter se candidato a vice-presidente.
“O Luiz do Morro já é o presidente e ainda tem sede de poder, quer continuar na mesa diretora a todo custo, mas fazer o que?”, declarou
Com falta de apoio dos colegas vereadores, Gori chegou a especular apoio a algum vereador para que um candidato alinhado com o governo ganhe a disputa.
“Matheus Pacheco, sem chance (de voto). As articulações políticas dele são pesadíssimas e quem são os braços direitos dele. Eu tenho muito medo, pode ser muito prejudicial para a saúde política de Ouro Preto. O bom do Zé do Binga é que ele é sincero, ele xinga a gente, me chama de um monte de coisa, mas pelo menos ele desabafa e fala na cara. O ruim é o traidor, que fica falando por trás. Fica dando uma de bom mocinho, que alisa, passa a mão e dá de bom companheiro. Eu e Zé do Binga já tivemos grandes desavenças políticas no Plenário, mas eu prefiro a pessoa que xinga e que desabafa, que fala na hora as coisas, porque é mais ou menos o meu jeito. Não fica querendo se transvestir de bom mocinho politicamente. O Vantuir não me procurou”, afirmou Júlio Gori.
No dia 25 de novembro, Zé do Binga e Júlio Gori travaram um bate-boca, durante uma reunião no Plenário com a Saneouro. O clima esquentou a ponto do vereador do PV chamar seu companheiro de Câmara de “bosta” e proferir palavras de baixo calão.
Júlio Gori continuou dizendo seus preferidos para ocupar os demais cargos da mesa diretora. “Gostei de ver o Renato Zoroastro, teve muita humildade em recuar, visto que não iria possuir todos os votos necessários. Ele seria um grande presidente dentro dessa Casa. O primeiro secretário, eu vejo um grande potencial no Alex Brito, acho que ele iria conduzir com muita excelência, sendo o primeiro secretário. Acho que ele seria um fenômeno. E o segundo secretário eu apostaria no Kuruzu, que tem mostrado experiência e que não está aceitando a política ‘angelista’, devido as promessas que não foram concluídas”, disse.
Interferência do governo
Após Kuruzu, Júlio Gori foi mais um vereador a dizer que o governo está interferindo na eleição da Câmara de Ouro Preto. Ele pede, inclusive, para que a população compareça antecipadamente na Casa Legislativa na quarta-feira (12) para que acompanhe as movimentações no prédio.
“Muita coisa vai acontecer, porque está tendo interferência do Executivo a todo momento. O povo tem que vir acompanhar e participar. Vai ter gente querendo mudar opinião dos vereadores, isso já aconteceu no passado. Coisas macabras e escabrosas. Já teve gente que, enquanto não caiu o que tinha que cair, o cara não veio para a Câmara votar. Então, o povo tem que observar essa política arcaica, dominante e engessada em Ouro Preto, que tem que acabar. O povo tem que participar e ver quem do Executivo virá no dia. Hoje, conversa-se muito por WhatsApp, mas no pessoal terá muitas pessoas querendo fazer intervenções”, afirmou.
Júlio Gori não descarta a ideia de votar em algum vereador concorrente, inclusive da base, para não deixar algum candidato apoiado pelo governo ganhar a eleição.
“Se eu ver que está caminhando para manda chuva da prefeitura ganhar, que ela está conseguindo os votos que ela precisa dentro dessa Casa, que articulou, que está ameaçando e fazendo que vai tirar cargo lá de baixo e a maracutaia toda, eu vou ter que escolher. Imagina, por causa do meu voto, eu ter que carregar por dois anos essa situação? Então, na hora, vou ter que ter estratégia, pedir Deus e à população para me ajudar, porque, às vezes, eu votando em mim, posso prejudicar toda Ouro Preto. O contexto está quase meio a meio. Então, vou ter que tomar muito cuidado e rezar”, disse.
Por fim, Gori disse que a secretária de Planejamento e Gestão de Ouro Preto, Crovymara Batalha, é quem estaria atuando nos bastidores da eleição da Câmara para que o candidato de preferência do governo ganhasse a disputa.
“Vamos torcer para que essa pessoa que está fazendo essas intervenções não consiga os votos necessários para o pupilo e para o preferido da gestão Angelo Oswaldo. A secretária que manda e desmanda em Ouro Preto, Crovymara. Não podemos permitir dentro dessa casa. Vamos ver quem vai obedecê-la por causa de vaga em prefeitura, sabemos como funcionam as coisas. Para o melhor da população, a gente é capaz de qualquer coisa”, finalizou.
Confira a lista completa dos candidatos:
Presidente
- Matheus Pacheco (PV)
- Zé do Binga (PV)
- Vantuir (PSDB)
- Júlio Gori (PSC)
Vice-presidente
- Luiz Gonzaga (PL)
- Renato Zoroastro (MDB)
Primeiro Secretário
- Alex Brito (Cidadania)
- Naércio Ferreira (Republicanos)
Segundo Secretário
- Lilian França (PDT)
- Wanderley Kuruzu (PT)
A eleição será na quarta-feira (14), às 17h, no Plenário, com transmissão ao vivo da Casa Legislativa Municipal pelo Facebook e no Youtube.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] "Tem sede de poder", diz vereador sobre presidente da Câmara de Ouro Preto […]
[…] "Tem sede de poder", diz vereador sobre presidente da Câmara de Ouro Preto […]
[…] "Tem sede de poder", diz vereador sobre presidente da Câmara de Ouro Preto […]