O município de Ouro Preto foi contemplado com o Selo Prata do Compromisso Nacional com a Alfabetização, uma iniciativa lançada pelo governo federal, em 23 de setembro de 2024. O reconhecimento celebra o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, destacando os avanços alcançados ao longo do ano. Participaram da avaliação Secretarias Estaduais, Municipais e Distritais que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
A secretária municipal de Educação, Deborah Etrusco, comemorou a conquista e destacou a importância do reconhecimento. “Esse selo é um reconhecimento do Ministério da Educação pelas ações realizadas por municípios e estados de todo o país para garantir uma melhoria na qualidade da educação e ações direcionadas à alfabetização das crianças no ensino fundamental. Estamos muito felizes com essa conquista”, celebrou.
Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, que foram determinantes para a conquista do selo Prata do Compromisso Nacional com a Alfabetização, destacam-se:
- Adesão às políticas de alfabetização em regime de colaboração: o município seguiu diretrizes estaduais e instituiu políticas próprias alinhadas ao Compromisso Nacional.
- Participação integral em formações continuadas para docentes e gestores dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco na alfabetização e recomposição de aprendizagens.
- Criação de espaços de incentivo à leitura em 91% das salas de aula do 1º e 2º ano do ensino fundamental.
- Implementação de avaliações processuais contínuas, com metodologias de monitoramento dos resultados e replanejamento da gestão escolar.
- Promoção da leitura literária, com ações específicas para fomentar práticas pedagógicas e de gestão voltadas à leitura nos anos iniciais e na educação infantil.
- Distribuição de materiais complementares de apoio à alfabetização, beneficiando escolas da rede municipal.
A secretária também destacou o esforço conjunto da equipe de educação do município. “É um lugar muito importante nesse pódio. O fato de termos conquistado o Selo Prata é um reconhecimento ao trabalho da Secretaria Municipal de Educação, dos profissionais da educação, dos professores alfabetizadores e dos pedagogos, que atuam diretamente nas escolas, garantindo uma alfabetização de qualidade. É uma valorização do trabalho educacional feito no município e, principalmente, do trabalho realizado dentro das escolas”, afirmou Deborah.
Leia também:
- Queda do helicóptero em Ouro Preto: jornada extra é apontada como causa, comandante nega
- Menina de 13 anos está desaparecida em Ouro Preto
Além disso, a Secretaria desenvolveu programas voltados ao reconhecimento de boas práticas e à superação de desigualdades no desempenho escolar, priorizando a inclusão e a equidade.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização avaliou os esforços das secretarias de educação em várias dimensões, incluindo adesão a políticas de alfabetização, colaboração entre entes federativos, institucionalização e implementação de políticas de alfabetização, ações de formação de professores e gestores, e distribuição de materiais didáticos complementares, conforme disposto no edital Nº 10, de 26 de setembro de 2024.
Por fim, Deborah reforçou o desejo de avançar ainda mais no compromisso com a alfabetização. “Nosso objetivo é conquistar o Selo Ouro. Foram detalhes que nos colocaram no Prata, mas estamos trabalhando para alcançar o lugar mais alto no pódio. O mais importante é dizer que o Selo Prata é muito significativo. Ele mostra que muitas ações relevantes foram realizadas, não só pela SME, mas pelos professores, pedagogos, diretores e todos os profissionais que dão suporte ao trabalho pedagógico no município”, declarou a secretária.
A conquista do Selo Prata reflete o compromisso da gestão municipal de Ouro Preto com a melhoria contínua da qualidade e acessibilidade na educação pública.
Texto: Clara Costa / Revisão: Greiza Tavares
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.