O clássico entre Ouro Preto, representado pelo Peñarol, e Mariana, cidade do Sete de Outubro, terminou empatado em 1 a 1 no último sábado (12), pela Supercopa dos Inconfidentes e Vale do Piranga. Com o resultado do jogo, que ocorreu em Padre Viegas, ambas as equipes estão classificadas para as quartas de final da competição regional.
Lucas Gomes marcou o gol para o Tricolor de Sumidouro, em um lance que causou polêmica. Na sequência, Kaique empatou para o Tigre do Morro Santana.
Com o empate, o Sete foi a seis pontos e garantiu a vaga para as quartas de final. O Peñarol já estava classificado e garantido na primeira colocação do Grupo A.
O primeiro jogo entre as duas equipes, no 1º turno da primeira fase, terminou com uma goleada do Tigre. A equipe de Ouro Preto segue invicta, com 20 gols feitos e três sofridos.
Leia também:
- Pratas da Casa: Prefeitura de Mariana cria ‘banco de talentos’ de servidores
- Projeto ‘Prospera Mariana’ é aprovado pela Câmara Municipal
A polêmica
A diretoria do Peñarol reclamou muito do lance que ocasionou o pênalti que rendeu o primeiro gol para o Sete. Em uma nota oficial, publicada no Instagram, o time foi diretamente prejudicado por um pênalti considerado “escandaloso” pela diretoria, que classificou o erro como “grotesco” e “sem justificativa plausível”.
Na nota, o clube afirma que irá divulgar imagens do lance para comprovar o equívoco e cobra um posicionamento da organização da liga. “O silêncio diante de tamanha injustiça seria uma afronta não só ao Peñarol, mas a todo time que entra em campo buscando vencer dentro das quatro linhas”, diz um trecho do documento.
O Peñarol também critica a reincidência de decisões controversas envolvendo suas partidas e reforça que seguirá “de cabeça erguida”, mas que não se calará diante de atitudes que, segundo o clube, comprometem a integridade da competição.
O clube finaliza a nota destacando seu compromisso com o “futebol limpo” e com o respeito à “verdade dos fatos”. Até o momento, a organização da liga não se manifestou oficialmente sobre o episódio.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.