O projeto Sextas Abertas, realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), realizará mais uma edição na Praça Antônio Dias, em Ouro Preto. Os dois últimos shows do evento ficam a cargo de apresentações que prometem emocionar e animar o público. Às 20h, sobe ao palco a cantora Augusta Barna, uma das grandes revelações da nova cena mineira, com o espetáculo “Na Miúda” e, na sequência, às 21h, o grupo Samba com Dendê se apresenta na voz de Bela Gomes.
A cantora e compositora mineira Augusta Barna, 22, traz em sua trajetória uma mistura entre o experimental e o popular, propondo uma experiência sinestésica ao público. A jovem já dividiu line-ups com grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Criolo, Marina Sena, Hermeto Pascoal, Gloria Groove e Nação Zumbi, e apresentou-se em palcos como o Jamboree Jazz, principal casa de jazz de Barcelona, com seu segundo álbum de estúdio.
Leia também:
“Já me apresentei em Ouro Preto uma vez e estou super animada para este retorno, com músicas do álbum “Na Miúda” e outros hits. Acho a cidade linda e aconchegante e espero para esta segunda visita repetir a dose do meu último show, que foi um evento muito especial”, comenta a artista.
Já o grupo Samba com Dendê fecha a noite referências afro-indígenas que compõem a ancestralidade da música brasileira. O repertório atravessa clássicos do samba e dialoga com ritmos como coco, capoeira, ijexá, samba de roda e toques de terreiro, em arranjos cheios de energia e identidade. A banda é composta por Bela Gomes (voz e produção cultural), Danilo Campos (violão), Diovane Inácio (percussão) e Kastora dos Anjos (multi-instrumentista e mestre)
“Ao derramar o dendê no samba, trazemos como referência e reverência a presença afro-indígena na constituição da nossa ancestralidade musical. O público é convidado a participar com seu samba, palma e gogó, fazendo dessa festa uma verdadeira celebração da música popular brasileira. Para nós, estar no Sextas Abertas é uma ótima oportunidade de compartilhar com o público ouro-pretano esse trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2024”, destaca Bela Gomes, vocalista do grupo.
O projeto SEXTAS ABERTAS – EDIÇÃO 2025 é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Com idealização e co-realização da FAOP | Fundação de Arte de Ouro Preto, apoio do Instituto Território Criativo e realização da IRENI – Inteligência em Eventos, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Sextas Abertas recebe Augusta Barna e Bela Gomes […]