Orquestra Ouro Preto e retorno do Arp Schnitger marcam “Sons do Sagrado” em Mariana

Orquestra Ouro Preto e retorno do Arp Schnitger marcam “Sons do Sagrado” em Mariana

A Arquidiocese de Mariana apresentou, nesta quarta-feira (22), o projeto Sons do Sagrado, uma grande celebração religiosa, cultural e musical que marcará os 280 anos de criação da Diocese de Mariana, comemorados em 6 de dezembro de 2025. A programação, que se estende até o dia 19 do mesmo mês, reunirá concertos, missas solenes e atividades educativas em diferentes espaços da cidade.

O Sons do Sagrado foi concebido para celebrar não apenas os 280 anos da Diocese, mas também os 277 anos da chegada do primeiro bispo de Minas Gerais, Dom Frei Manuel da Cruz, e os 40 anos de ordenação presbiteral do arcebispo metropolitano Dom Airton José dos Santos.

O projeto simboliza o reencontro de Mariana com sua herança espiritual e musical, ao marcar o retorno do órgão histórico da Catedral Basílica da Sé, restaurado após mais de cinco décadas em silêncio.

O instrumento, construído no século XVIII e restaurado com apoio do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural (FUMPAC), voltará a ser ouvido no dia 8 de dezembro, durante a solenidade da Imaculada Conceição e o concerto inaugural com músicos convidados. A reinauguração será um dos pontos altos da programação, que também inclui apresentações da Orquestra Ouro Preto, Coral Cidade dos Profetas, Coro da Arquidiocese de Campinas, Coral Ars Antiqua e grupos locais.

Entre os dias 15 e 19 de dezembro, o Sons do Sagrado oferecerá visitas guiadas a espaços patrimoniais, abertas a estudantes e à comunidade, com foco na valorização da história e da cultura de Mariana. A proposta prevê ainda que, a partir de 2026, os concertos se tornem mensais, criando um calendário permanente de música sacra e erudita.

A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Mariana, do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAT), do Instituto Cultural Vale, da Samarco, do Sicredi, da Cedro Mineração e de outras instituições parceiras.

Leia também:

Programação “Sons do Sagrado”

Dia 6 de Dezembro de 2025 – Sábado – Praça da Sé
10h – ‘‘Missa Solene em Ação de Graças pelos 280 Anos de criação da Diocese de Mariana e 277 anos da chegada de Dom Frei Manoel da Cruz’’.
‘‘Coro do Seminário’’.

Dia 7 de Dezembro de 2025 – Domingo
Missas nos horários habituais da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

Dia 8 de Dezembro de 2025– Segunda Feira
10h – ‘‘Despertar e Bênção do Órgão Arp Schnitger e Missa Solene’’ em honra à Imaculada Conceição de Maria e em Ação de Graças pelos 40 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Mariana. – Reinauguração do Órgão da Catedral.
‘‘Coro do Seminário, Coral Canarinhos de Itabirito e Orquestra Padre Simões’’.
Regência: Eric Lana.

19h – ‘‘Abertura do Projeto ‘Sons do Sagrado’ – Concerto inaugural do Órgão Arp Schnitger’’ com a apresentação de ‘‘Música Festiva para Trompetes e Órgão’’.
Aos Trompetes: Érico Fonseca e José Vítor Assis. Ao Órgão: Josinéia Godinho.

Dia 9 de Dezembro de 2025 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com participação do ‘‘Coro da Catedral’’, acompanhado pelo Órgão.

20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Coral Cidade dos Profetas e Orquestra’’.
Regência: Herculano Amâncio.

Dia 10 de Dezembro de 2025 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral com participação dos ‘‘Corais Cristo Reina e Angeli Domine’’, acompanhados pelo Órgão.

20h – ‘‘Memórias da Fé’’ – Concerto pelo Órgão com o ‘‘Coro de Sacerdotes’’, apresentando peças do Novenário de Nossa Senhora da Conceição, seguido de concerto por um Grupo de ‘‘Músicos Marianenses e convidados’’.

Dia 11 de Dezembro de 2025 – Quinta-feira
18h30 – Missa no Santuário do Carmo.

20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Orquestra Ouro Preto’’.
Regência: Rodrigo Toffolo.

Dia 12 de Dezembro de 2025 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral com participação de Coro Paroquial, acompanhado pelo Órgão.

20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Coro da Arquidiocese de Campinas’’.
Regência: Prof. Clayton Dias.

Dia 13 de Dezembro de 2025 – Sábado
18h30 – Missa na Catedral com participação de Coro Paroquial, acompanhado pelo Órgão.

20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Coral Ars Antiqua’’, de Belo Horizonte, com a apresentação da ‘‘Messe Aux Cathedrales’’ – Missa da Catedral, encerrando a semana de Concertos.
Regência: Ângela Pinto Coelho.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment