Moradores de Margarida Viana, subdistrito de Furquim, em Mariana, ficaram ilhados após a chuva que caiu na quarta-feira (9). O córrego que fica próximo à localidade transbordou e e passou por cima da estrada de chão. Segundo relato de populares, essa é uma situação que acontece todos os anos no local.
“Todo ano é a mesma coisa. Já estive em reunião com o prefeito Ronaldo e comuniquei ele a respeito da situação. O Juliano, quando era prefeito, já estava ciente da situação, mas só mandou um maquinário vir aqui. A ponte e o asfalto são as nossas prioridades”, contou a moradora de Margarida Viana, Viviane do Carmo Vieira, ao Jornal Galilé.
Viviane tem duas filhas, uma que estuda no sexto ano e outra no nono. Ela contou que ambas estão há duas semanas sem conseguir ir à aula na Escola Estadual Monsenhor Morais, em Furquim, por falta de acessibilidade. “O transporte não vem devido a estrada”, relatou.
Na tarde de quinta-feira (10), o prefeito interino de Mariana, Ronaldo Bento (PSB), esteve em Margarida Viana para ver as consequências causadas pelas fortes chuvas.
“Os dois acessos ao subdistrito sofreram desgastes deixando a comunidade ilhada no local. No período da manhã de hoje (10), nossa equipe de transportes e estradas vicinais realizou a intervenção em uma das pontes para liberar de imediato um primeiro acesso e no período da tarde o outro também já estava passando por reparos. Seguirei acompanhando as intervenções, não só de Margarida Viana, mas de todos locais atingidos pelas fortes chuvas”, declarou Ronaldo Bento, por meio de suas redes sociais.
Viviane não se mostrou satisfeita com a ação da prefeitura, dizendo que ela mandou um maquinário e jogou brita no local. “Acho que não vai resolver muito, pois se chover, a água vai levar tudo. Não compactaram”, disse.
Uma Indicação, de autoria do vereador Juliano Duarte (Cidadania), pedindo o asfaltamento da estrada que liga Furquim a Margarida Viana, foi aprovada na Câmara de Mariana no dia 6 de setembro. O documento foi encaminhado ao poder Executivo que ainda avalia a execução do pedido.
+ Homem é encontrado morto e com perfurações no rosto, em Mariana
Posto médico
Outra Indicação de Juliano Duarte, aprovada pela Câmara de Mariana no dia 6 de setembro, se refere à reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Margarida Viana. Há uma semana, um pau de cedro caiu e destelhou o local e desde então a população do subdistrito segue sem atendimento médico. Eles precisam ir até Furquim ou, quando a estrada está transitável, um carro da Secretaria Municipal de Saúde vai até o local levar medicamentos e exames.
A Prefeitura de Mariana afirmou que já foi feita a limpeza do local e agora espera a chuva estear para colocar as telhas novamente e amarrá-las para evitar que caiam novamente. De acordo com a administração municipal, Ronaldo Bento pediu prioridade máxima para a intervenção na UBS de Margarida Viana.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.