Transcotta vence licitação e segue responsável pelo transporte público em Mariana por 20 anos

Transcotta vence licitação e segue responsável pelo transporte em Mariana por 20 anos

Após dois meses de processo li de licitação, Mariana acertou a concessão a malha viária para transporte coletivo no município para a empresa Transcotta. De acordo com o edital, os valores estimados do contrato chegam a R$380.000.000,00 (trezentos e oitenta milhões de reais). Esse montante corresponde à receita estimada do sistema durante um período de 20 anos.

Leia mais: Homem é encontrado morto com múltiplas perfurações em Mariana

Após a vitória na licitação, foi anunciado que a tarifa cobrada pela Transcotta será de R$5,95, com um desconto de 0,34%, sem nenhum subsídio. Vale destacar que atualmente, com o Tarifa Zero, Mariana arca com todo o valor.

A tarifa proposta pela Transcotta na licitação em Mariana foi calculada, levando em consideração diversos fatores, como os custos operacionais, a manutenção da qualidade do serviço e a viabilidade econômica.

O edital de concessão do serviço de transporte público em Mariana apresenta uma série de diretrizes e responsabilidades para a empresa vencedora. A concessionária será responsável por executar o serviço de transporte coletivo, operando uma frota de veículos adequada e utilizando recursos humanos e materiais adequados.

A Transcotta será responsável por cobrar dos usuários as tarifas oficiais fixadas pelo Executivo Municipal e poderá oferecer soluções antecipadas de venda de passagens. Também será sua responsabilidade a manutenção, remoção, guarda e conservação dos veículos da frota, bem como dos equipamentos embarcados neles.

A empresa deverá adquirir ou alugar sistemas, softwares e equipamentos necessários para implementar e manter um Sistema de Bilhetagem Eletrônica Inteligente. Além disso, deverá executar programas de treinamento e capacitação para seus funcionários, relacionados às atividades diretas ou indiretas do serviço de transporte.

Por fim, a concessão ressalta a importância da acessibilidade, exigindo que os serviços sejam prestados de forma acessível aos portadores de restrição de mobilidade, seja através da implantação de sistemas embarcados nos veículos ou por meio de serviços especiais oferecidos por vans e veículos sob demanda.

Leia mais: Cristiano Vilas Boas, ex-vereador, é o novo secretário de Cultura de Mariana

TARIFA ZERO

Desde janeiro de 2022, os moradores não pagam tarifa tanto na sede quanto nos distritos. O programa foi instalado através do o Projeto de Lei 92/2021, que que autoriza a prefeitura da cidade a conceder de forma temporária, num prazo de 180 dias, que foram renovados no final de 2022. A nova renovação está em vias de acontecer.

Em uma reunião entre os vereadores da cidade e membros do executivo, foi divulgado que o valor investido inicialmente era de 800 mil reais (Oitocentos mil reais), e agora já está em 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Transcotta vence licitação e segue responsável pelo transporte público em Mariana por 20 anos”

  1. […] Transcotta vence licitação e segue responsável pelo transporte público em Mariana por 20 anos […]

  2. […] Leia mais: Transcotta vence licitação e segue responsável pelo transporte público em Mariana por 20 anos […]

Leave a Comment