O trem turístico da Vale entre Ouro Preto e Mariana completa, em agosto, cinco anos sem operar e ainda não há previsão para a retomada das viagens. O último passeio ocorreu em 2020, quando o serviço foi interrompido devido à pandemia de Covid-19.
As prefeituras das duas cidades históricas e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), proprietária dos vagões, cobram da Vale — responsável pela operação — a retomada do serviço, considerado um atrativo importante para o turismo da região. Segundo informações das administrações municipais, a empresa indicou que o retorno só deve ocorrer a partir de 2027, com o início da recuperação da linha férrea ainda sem data definida.
Leia também:
- Cachoeira do Campo realiza 2ª Festa do Peão de Boiadeiro
- Maitê Proença exalta Ouro Preto no Tudo é Jazz 2025
A ABPF manifesta preocupação com o estado de conservação da locomotiva e dos vagões, que estão inativos desde a suspensão do trajeto. O conjunto inclui cinco vagões convencionais, com 240 assentos, e um panorâmico com 52 poltronas, cuja estrutura transparente permite visão ampla das paisagens do percurso. O interior mantém o estilo dos trens antigos, com acabamento em madeira.
Com 18 km de extensão, o trajeto entre Ouro Preto e Mariana durava cerca de uma hora e passava por vales, túneis, cachoeiras e paredões de pedra. As estações das duas cidades foram revitalizadas e o passeio era visto como uma experiência cultural e histórica, além de contribuir para a economia local.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.

[…] Trem entre Ouro Preto e Mariana completa 5 anos parado, sem previsão de retorno […]