TV UFOP comemora 14 anos com aplicativos e expansão do sinal

Em outubro, a TV UFOP completou 14 anos, e desde sua estreia, o canal busca a consolidação como uma ponte entre a Universidade e a comunidade. Recentemente, a emissora ampliou o seu alcance com a chegada do sinal aberto a Ouro Preto, Mariana e João Monlevade e está conquistando novas telas por meio de um aplicativo próprio e de seu canal na Amazon Fire TV.

A trajetória começou em 2006, com a criação do Centro de Produção e Pesquisa Audiovisual (CPPA), e em 2010, em parceria com o Canal Futura, passou a transmitir em sinal aberto por meio de uma concessão da Fundação Educativa Ouro Preto (Feop), expandindo seu alcance e fortalecendo o diálogo com a comunidade regional, e ainda se consolidou institucionalmente como parte fundante da Central de Comunicação Pública-Educativa (CCPE) da UFOP.

Antes mesmo do encerramento da concessão de sinal aberto, em 2016, a TV UFOP já havia iniciado sua expansão digital, integrando-se à Plataforma Eduplay da RNP em 2013 — que hoje soma mais de 14 milhões de reproduções — e, posteriormente, ao canal a cabo da Valenet, alcançando cerca de 70 cidades.

Leia também:

A volta do sinal aberto para Ouro Preto, por meio de parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com expansão para as cidades de Mariana e João Monlevade, marca um novo momento para a emissora, para além de um avanço técnico. A medida amplia o alcance das produções de jornalismo, cultura e divulgação científica.

De acordo com o Diretor de Comunicação Institucional, Ciro Medeiros, “a chegada do sinal aberto de TV digital significa uma maior possibilidade de acesso das comunidades ao conteúdo produzido pela Universidade, dentro e fora da Instituição”, tornando “esse acesso mais simples, prático e democrático”. Ele avalia esse momento como “grandioso para a TV UFOP, uma vez que o canal vai amplificar e dar mais visibilidade ao trabalho que vem sendo construído com muita qualidade e empenho ao longo dos últimos anos”.

A programação da TV UFOP é estruturada em dois núcleos: Jornalismo e Conteúdo. São 70 minutos diários de produções próprias distribuídas em uma grade de 24 horas no ar, somadas a conteúdos de outros parceiros, como universidades e fundações. Entre os programas que marcaram a história da emissora estão o Mutatis Mutandis, um programa de divulgação científica para adolescentes, e a série UFOP Explica, que traz pesquisadores da UFOP de todos os cursos para discutir a vida, a sociedade e a ciência.

Em 2024, o canal passou a apostar em novas formas de distribuição, acompanhando as mudanças no modo como o público consome conteúdo audiovisual. O aplicativo da TV UFOP, desenvolvido paralelamente ao da Rádio UFOP, foi lançado este ano e marca a entrada da emissora em um novo ambiente digital.

Os aplicativos estão disponíveis em dispositivos Android (smartphones, tablets e Android TV) e também nos dispositivos Fire TV. Em breve, eles também serão lançados em outras plataformas.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “TV UFOP comemora 14 anos com aplicativos e expansão do sinal”

  1. […] TV UFOP comemora 14 anos com aplicativos e expansão do sinal […]

Leave a Comment