Todas as unidades acadêmicas da UFOP, em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, terão fraldários e banheiros não-binários, uma medida vinculada à campanha Banheiro: abraçando a diversidade. De acordo com a universidade, serão cerca de 40 fraldários no total para uso. Até o momento, apenas os fraldários da Reitoria e do Centro de Convenções estão pendentes de instalação. Banheiros exclusivamente não-binários também fazem parte da iniciativa, mas ainda estão em fase de preparação.
Para o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Máximo Eleotério Martins, essa iniciativa representa um avanço significativo para a comunidade universitária. Isso porque, para além da comodidade, os fraldários recém-instalados, segundo ele, simbolizam o compromisso da universidade com a inclusão e a diversidade.
Leia também:
- Confusão e gritaria: bate-boca entre vereadores acontece na Câmara de Ouro Preto
- Natal de Luz começa hoje (08) em Mariana
A criação desses espaços não-binários para troca de fraldas é uma maneira prática e simbólica de reconhecer e apoiar a presença e as necessidades dos pais e mães que fazem parte do nosso ambiente acadêmico”
pontuou.
Ainda segundo a UFOP. sobre a opção por tornar não-binários os banheiros com fraldários, Máximo reforça que “estamos promovendo não apenas a praticidade, mas também desafiando estereótipos de gênero”. Em sua visão, é importante que “todos os pais e mães se sintam igualmente confortáveis e bem-vindos em nossa comunidade acadêmica”, sendo este um “esforço coletivo e representa um passo importante em direção a um ambiente mais empático e igualitário para todos os envolvidos na vida universitária”.
Acesse ufop.br para ver onde os fraldários foram instalados.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] UFOP implementa banheiros não-binários e fraldários em todos os campi […]