A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realiza nesta quarta-feira, 6 de agosto, o 1º Simpósio Online sobre Assédio Moral nas Universidades. Promovido pelo projeto “Para sair deste lugar: fortalecendo pessoas para lidar com assédios”, vinculado ao Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic), da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), o evento será transmitido pelo Google Meet, a partir das 19h30.
Com o tema “Assédio moral nas universidades: impactos psicológicos e sociais”, o simpósio tem como objetivo principal criar um espaço de escuta e acolhimento para estudantes, professores e técnicos-administrativos. A proposta é debater formas de identificar, reagir, resistir e acolher diante de situações de assédio moral no ambiente acadêmico.
A programação contará com a presença de quatro palestrantes convidadas, que trarão perspectivas jurídicas, psicológicas e institucionais sobre o tema. A primeira fala da noite será da professora e advogada Luciana Boiteux, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a palestra “Seus direitos no ambiente acadêmico: como identificar e reagir ao assédio moral”. Ela é pesquisadora do Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ e referência em estudos sobre gênero e sistema de justiça.
Leia também:
- Público será limitado no show de Nando Reis em Ouro Preto
- Traficante é preso com mais de 230 porções de drogas em Ouro Preto
Na sequência, a psicóloga Lais Di Bella Rabello abordará o tema “Assédio organizacional e adoecimento psíquico: uma evidência epidemiológica”. Rabello é doutora em Psicologia pela UFMG e possui experiência na área da saúde mental voltada para estudantes universitários.
A terceira participação será da professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora Salete Maria da Silva, que apresentará a palestra “Narrativas de resistência: o poder do relato no combate ao assédio moral”. Doutora em Estudos de Gênero e Feminismo, ela coordena o grupo de pesquisa Jusfemina e defende a criminalização do assédio moral no Brasil.
Encerrando a programação, Maria Izabel Heckmann, docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tratará do tema “O que pode ser melhorado no acolhimento aos casos de assédio moral”. Heckmann é consultora em prevenção e combate ao assédio, com atuação em comissões específicas da UFAM e colaborações com projetos nacionais sobre o tema.
As inscrições para o simpósio estão abertas e devem ser feitas por meio de formulário online (acesse aqui). Os participantes receberão certificado de 2 horas de Atividade Acadêmico-Científico-Cultural (ATV).
O projeto “Para sair deste lugar” atua no fortalecimento de estudantes e servidores diante de situações de assédio, promovendo ações educativas e de apoio psicológico e institucional dentro da universidade.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e O Mundo dos Inconfidentes.
