Do Trem da Vale à reparação: Veja como foi a última visita de Lula a Mariana

Do Trem da Vale à reparação: Veja como foi a última visita de Lula a Mariana

Antes da visita a Mariana nesta quinta-feira (12) para tratar da reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve na cidade em 5 de maio de 2006, durante seu segundo mandato. Na ocasião, Lula participou da cerimônia de inauguração da Estação Parque, ponto de partida do Trem da Vale — hoje desativado — que fazia o trajeto turístico entre Mariana e Ouro Preto.

A solenidade marcou o início das operações de um trem turístico puxado por uma locomotiva a vapor, ao longo de um percurso de 18,7 quilômetros. O projeto fazia parte de uma política nacional voltada à valorização do patrimônio cultural, com incentivo ao turismo e à preservação ferroviária. A linha foi resultado de parcerias entre o governo federal, a Vale, a Ferrovia Centro-Atlântica e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

Naquele dia, Lula foi recebido por autoridades locais e estaduais, além de uma multidão que lotou a estação. O então prefeito de Mariana era Celso Cota, e o arcebispo da cidade era Dom Luciano Mendes de Almeida, que também participou da cerimônia. Pouco antes da partida, Dom Luciano abençoou com água benta a estação e o presidente. Em um momento que se tornou emblemático, Lula vestiu um quepe de maquinista e embarcou no trem, acenando ao público.

Leia também:

A visita teve caráter simbólico e cultural. O trem foi apresentado como símbolo de resgate da história e da identidade mineira, num projeto que integrava turismo, educação e preservação. A iniciativa ainda incluía ações do Programa de Educação Patrimonial do Trem da Vale, voltadas a escolas públicas e comunidades locais.

Agora, 19 anos depois, Lula retorna a Mariana, em outro contexto: a busca por justiça e reconstrução. A cerimônia desta quinta-feira (12), na Praça da Sé, será dedicada a anúncios ligados à reparação da tragédia de Fundão — tema que mobiliza a cidade desde 2015.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment