Considerada uma importante medida de proteção contra o coronavírus, a máscara facial também é recomendada para a prevenção da varíola dos macacos.
O dispositivo ajuda a filtrar partículas, como vírus, e aliado à higienização das mãos reduz a disseminação dessas e de outras doenças.
Dependendo do modelo a eficácia pode ser maior e é fundamental que a máscara cubra todo o nariz e a boca, sem deixar espaços laterais para a passagem de ar.
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria, a CNI, aponta que hoje apenas 16% dos brasileiros mantém o uso da máscara de proteção em locais abertos e fechados.
Em novembro do ano passado, o índice era de 55% e em abril deste ano caiu para 17%.
Nessa última pesquisa, 55% dos entrevistados afirmaram que utilizam a máscara facial no transporte público e 49% que usam quando estão no supermercado.
Já no ambiente de trabalho, apenas 31% ainda utilizam o dispositivo.
Fonte: Radar 2
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
[…] + Uso da máscara facial cai para 16% da população do país […]