É possível efetuar o pagamento do IPVA integralmente, com um desconto de 3%, ou parcelado em três vezes mensais. A programação de vencimento tem início hoje (15) para os veículos com finais de placa 1 e 2. Ela se entende ao longo da semana e tem encerramento no dia 19 para os finais de placa 9 e 0.
O valor a ser pago varia de acordo com o modelo do veículo. Já a Taxa de Licenciamento custa R$ 39,36 para todos os veículos e vence no dia 01/04.
O app bancário é uma das principais opções para efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Minas Gerais. Além disso, também é possível pagar a Taxa de Licenciamento de 2024. O processo ficou mais simples, pois é possível quitar ambos os tributos utilizando o Pix, eliminando a necessidade de imprimir as guias.
Leia também:
- Lei que assegura a toda mulher o direito de ter acompanhante em consultas e exames é sancionada em Ouro Preto
- Itabirito recebe seis novos ônibus, além de dois micro-ônibus com ar-condicionado
Como fazer?
A opção está disponível em praticamente todos os bancos, não se limitando apenas aos credenciados pelo Governo de Minas. É o caso do Banco do Brasil, Bradesco, Mercantil, Caixa, Itaú, Santander e Sicoob.
Segundo o portal O Tempo, para fazer o pagamento do IPVA e da Taxa de Licenciamento pelo aplicativo do banco, o contribuinte vai precisar apenas do número do Renavam, que fica no documento do veículo. Portanto, é só entrar no site da Secretaria de Estado da Fazenda, digitar essa numeração e clicar em “2024”. Vão aparecer as guias dos dois impostos para pagamento, com a opção do pagamento pelo “Pix copia e cola”.
Assim, o contribuinte deve clicar nesta opção, entrar no aplicativo do banco, ir no menu “Pix”, entrar em “Pix copia e cola” e colar o código de pagamento, copiado quando a pessoa clicou na opção “Pix copia e cola” na guia do imposto.
IPVA, CRLV e Taxa de Licenciamento
Ainda segundo O Tempo, para que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2024 seja emitido, todas as multas e débitos anteriores de IPVA e da Taxa de Licenciamento do veículo também precisam estar em dia. Sendo assim, as multas também podem ser emitidas no site da SEF/MG e pagas pelo aplicativo do banco com o código de barras e com o “PIX copia e cola”.
Por fim, é possível parcelar o IPVA em até doze vezes. É o caso de bancos como o PicPay, que oferecem a opção do correntista pagar com cartão de crédito à vista ou parcelado em até 12 vezes, com juros.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Veja como pagar o IPVA 2024 com Pix em Minas Gerais […]