A 19° edição do tradicional Fórum das Letras, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto, ocorrerá a partir da próxima sexta-feira (29) e se estenderá até o dia 03. A programação do evento contará com homenagem ao poeta mineiro Affonso Ávila, lançamento de livros, exibição de filmes, sarau, performances e debates.
Com uma tradição notável entre os eventos literários do Brasil, essa edição promete valorizar as literaturas de língua portuguesa, a partir de um eixo temático voltado ao cinema e poesia.
A professora, coordenadora e idealizadora do Fórum das Letras, Guiomar de Grammont, lembra que “a história da literatura costuma dar pouco destaque às produções textuais que se situam na fronteira entre as artes e as letras. No Brasil, a ênfase no aspecto visual do texto foi recuperada pela poesia concreta”.
O homenageado da edição, Affonso Ávila, foi um grande pesquisador do barroco mineiro. A professora Guimomar, que também é pesquisadora do Barroco Mineiro e autora da obra ‘Aleijadinho e o Aeroplano: paraíso barroco e a construção do herói colonial’, conta que o autor foi responsável por fundar em 1969 a revista ‘Barroco’, além de ter sido um dos responsáveis pela criação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais
As relações entre o Cinema e a Poesia também serão o foco de abordagem no Fórum das Letras. Durante a programação, serão exibidos gratuitamente filmes importantes como “Arábia”, dirigido por Affonso Uchôa e João Dumans, e consagrado como o Melhor Filme no Festival de Brasília 2017 e Melhor Filme Lançado em 2018, segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), o jornal Folha de São Paulo e o Festival Sesc, Melhores Filmes.
Além desse, também será exibido o curta “Guilherme Mansur – Obra em desdobra”, retrato-homenagem do poeta, editor e tipógrafo ouro-pretano Guilherme Mansur, falecido em setembro de 2023, e conta com a direção de João Dumans e produção de Laura Godoy, que participarão de um debate após o filme.
- Lançamentos
29/11 – no Anexo do Museu da Inconfidência: exibição do documentário “Nada será como antes”, dirigido por Ana Rieper, que conta sobre o Clube da Esquina, movimento musical que começou nos anos 60 em Belo Horizonte e se expandiu para o mundo.
Após a exibição, acontecerá o lançamento do livro: “Histórias de outras esquinas”, de Duca Leal, em uma conversa entre a autora e Dinelson Pires Junior. A autora foi uma das musas do Clube da Esquina, e foi para ela que o letrista Márcio Borges escreveu duas das várias pérolas do grupo: “Um Girassol da Cor de Seu Cabelo” e “Vento de Maio”.
Exibição do documentário “Cristina 1300 – Affonso Ávila – Homem ao termo”, produzido pela jornalista e ex-secretária de Cultura de Minas Gerais, Eleonora Santa Rosa – 29/11 no anexo do Museu da Inconfidência e no dia 30, às 19 horas, na Igreja São Francisco de Assis.
Após a primeira exibição, haverá um bate-papo com a diretora Eleonora Santa Rosa e o artista plástico Carlos Bracher, com a mediação da coordenadora do Fórum das Letras de Ouro Preto, a professora Guiomar de Grammont. Na oportunidade, Santa Rosa, Bracher e Grammont também vão comentar a relação afetuosa do poeta com a cidade de Ouro Preto e sua dedicação à preservação do patrimônio cultural de Minas Gerais.
No dia 30 pela manhã, o Fórum será tomado por saraus realizados por poetas ouro-pretanos, inclusive Guiomar de Grammont, que estará lançando pela primeira vez na cidade onde nasceu e mora até hoje, na Livraria Outras Palavras, de Ouro Preto, a partir das 10h30, e irá apresentar o seu mais recente livro “Mais pesado que o ar”, sobre migrações, deslocamentos, geografias interiores, com poemas sobre cidades que marcaram sua vida, inclusive, Ouro Preto. O espaço também vai receber o lançamento do livro “Arábia: caminhos da escrita de um filme”, de Affonso Uchôa e João Dumans, com uma conversa com os autores, mediada pelo crítico e professor Emílio Maciel. Por fim, as atividades serão encerradas com o Pocket Show Oscar Neves Cantautor, às 17 horas.
Já nos dias 02 e 03, o Ciclo de Jornalismo e Literatura irá dominar a programação do evento. Com o Colóquio: Compilações Contemporâneas, o Ciclo acontecerá no Anexo do Museu da Inconfidência, e tem a organização dos professores: Frederico Tavares, Paulo Bernardo, Evandro Medeiros, docentes do curso de Jornalismo da UFOP, que irão discutir os seguintes temas: “O que significa pensar os gestos produzidos e as materialidades convocadas nos atos de compilar? Como lidar com a invenção, a falta, a imaginação, a releitura? O que implica pensar e agir em relação a arquivos, registros, coleções e acervos? Que aproximações e passagens podem ser pensadas no cruzamento entre a materialidade dos arquivos, as formas da escrita da história, as reflexões no universo da comunicação, as políticas de organização de acervos?”. O Colóquio também contará com a participação de Jacyntho Lins Brandão, presidente da Academia Mineira de Letras entre outros professores da UFMG e da UFOP.
- 19 anos de Fórum das Letras
“Continuam vivos os objetivos do Fórum das Letras, de fomentar o debate sobre a formação do hábito de leitura literária em crianças e jovens e lutar pela democratização do livro e da leitura literária dentro e fora da escola, considerando os atravessamentos de toda ordem que interferem nos processos de produção, circulação e recepção dos livros”, Guiomar de Grammont.
Desde sua estreia, em 2005, o Fórum das Letras tem festejado o livro e suas mais diversas faces, promovendo debates sobre literatura, edição, tradução, crítica, leitura e toda a cadeia produtiva e de circulação do livro. Em todos esses anos, grandes nomes do cenário cultural brasileiro e internacional desfilaram pelas ladeiras e salas de Ouro Preto.
Para mais informações, acesse o Instagram do Fórum das Letras.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.