No carnaval de 2024, as ladeiras centenárias de Ouro Preto se tornaram o epicentro de uma folia inesquecível, com cerca de 40 mil foliões vindos de todos os cantos. Ao longo de seis dias de festa, a cidade atingiu e superou as expectativas, agitando-se nos quatro palcos montados, cada um dedicado a um ritmo musical específico.
Os diversos blocos de rua, repletos de alegria e criatividade, arrastaram uma multidão até a praça Tiradentes, consolidando-se como o coração do carnaval ouro-pretano. As festas das repúblicas estudantis também contribuíram para a efervescência festiva, arrastando aproximadamente 7 mil foliões por dia na Liga dos Blocos.
A festividade não apenas celebrou a tradição cultural e a animação contagiante, mas também representou uma oportunidade para empreendedores criativos e visionários capitalizarem o cenário festivo. O turismo, entretenimento, gastronomia e venda de produtos e serviços foram áreas exploradas, gerando oportunidades de negócios.
Leia também:
- Corridas da Ressaca e da Ressaquinha acontecem este domingo (18) em Mariana
- Miss Ouro Preto lança campanha de arrecadação para representar cidade no Miss Minas Gerais 2024
No segmento de comércio eventual, incluindo barracas, ambulantes e similares, foram emitidos 120 alvarás, proporcionando retorno significativo aos empreendedores. Outros setores, como hospedagens e festas, totalizaram 38 alvarás, resultando em uma arrecadação de quase 180 mil reais em taxas especiais para o município.
Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, comentou sobre o sucesso do Carnaval: “O Carnaval de Ouro Preto foi um verdadeiro sucesso, marcado não apenas pela animação contagiante e pelas tradições culturais vibrantes da cidade, mas também pela eficácia na organização e execução do evento, além da injeção de renda para os ouro-pretanos. Este ano, tivemos a emissão de quase 100 alvarás a mais, reafirmando, mais uma vez, que o nosso carnaval é o maior do interior de Minas Gerais’’.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.