Em Minas Gerais, o programa “Leite para a Primeira Infância”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), já distribuiu gratuitamente 400 mil litros de leite em 61 municípios.
O programa, criado em abril deste ano, já contribuiu com cerca de 16 mil famílias, lideradas por mães solo em situação de vulnerabilidade econômica e nutricional inscritas no CadÚnico.
“Quem tem criança pequena sabe que a gente gasta bastante com leite. Além disso, o leite é muito nutritivo e tem muitos benefícios para as crianças na idade da primeira infância”, relatou Cecília Pereira da Costa, mãe de uma criança de dois anos e natural de Lontra, na região Norte de Minas.
Leia também:
O programa também visa o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, com foco nos pequenos produtores, que são fornecedores exclusivos do produto . Eles entregam o leite para os laticínios credenciados pelo Idene. Esses laticínios são responsáveis pelo beneficiamento e entrega do leite às prefeituras, que repassam o alimento às mães atendidas.
“Estamos garantindo um alimento essencial para o crescimento e o desenvolvimento saudável das nossas crianças. Esse programa vai além da assistência, ele é uma política que transforma realidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e, ao mesmo tempo, fortalecendo a agricultura familiar, para valorizar o trabalho dos pequenos produtores”, ressaltou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
