Em Mariana, você pode ouvir hits dos anos 80, 90 e 2000 e mandar aquele passinho com a 4ª edição do Baile Charme Ébano, que ocorrerá neste sábado (15), na Choperia Kattete, Vila Nossa Senhora do Carmo. Com uma setlist afiada, todo mundo vira dançarino e se diverte transformando a vontade em manifestação da identidade. Desta vez, o tema do evento é Festa à Fantasia, aquecendo o povo de festa para a chegada do carnaval.
A última edição ocorreu em dezembro e reuniu centenas de pessoas animadas, num clima de danceteria característico os tempos de ouro dos ‘bailinhos’. Desta vez, os organizadores prometem uma mistura envolvente de músicas nacionais, internacionais e brasilidades que vão fazer você dançar do começo ao fim.
As atrações confirmadas são: DJ Robocop, Djahpa, DJ Viviane, DJ Marcio e DJ Toninho.
Leia também:
- Vereadores de Ouro Preto cobram transparência sobre BR-356
- Prefeito de Mariana busca investimentos em Brasília
Vale destacar que classificação etária para o Baile Charme Ébano de Mariana é 16 anos . A entrada de menores de 16 (dezesseis) anos será permitida desde que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Mais uma vez o evento acontecerá em um espaço fechado, de fácil acesso para quem deseja curtir. Para conseguir viabilizar o local e a estrutura do evento, será cobrado um ingresso, que neste momento custa R$ 20,00 e pode ser adquirido através do Sympla.
A história do Baile Charme em Mariana
A primeira edição foi um sucesso e aconteceu na Praça da Sé da Primaz de Minas, no dia 15 de julho. Na véspera do aniversário de Mariana, o pessoal se reuniu para dançar e celebrar os tempos de ouro dos ‘bailinhos’. A segunda edição ocorreu em Passagem de Mariana e por conta da chuva, teve a programação encurtada.
A terceira foi a consagração do sucesso do evento. Pela primeira vez na Choperia Kattete, a festa reuniu centenas de pessoas em um sábado quente em Mariana. A noite teve dança, alegria e muita nostalgia, com a mescla entre pessoas que viveram o auge das danceterias e jovens que reproduzem os passinhos com maestria.
A playlist seguiu essa tônica e passeou pelos sucessos do passado, com Lauryn Hill , dancemusic, mas também trouxe o funk de BH e os sucessos mais atuais. Essa deve ser a tendência desta quarta edição, com a adição das fantasias e do clima de carnaval.

O QUE É O BAILE CHARME?
Mas afinal de contas, o que é o Baile Charme?
A história do charme começa nos anos 1970, nos bailes de soul e funk animados por DJs como Big Boy, Ademir Lemos e Dom Filó. No Brasil, o movimento teve origem na zona norte do Rio de Janeiro, criado pelo Movimento Black Rio em meados dos anos 80, tocando R&B contemporâneo e swingbeat. O termo foi cunhado por DJ Corello, que chamava a dança de charminho.
A juventude da época se reunia para dançar as músicas do momento, seguindo coreografias sincronizadas com os passos híbridos de dança brasileira-americana, chamados de passinhos. A dança também era uma forma de manifestação da comunidade negra no Rio de Janeiro.
O Viaduto Negrão de Lima, foi criado em 1993, em Madureira, e se tornou um ponto de encontro dos fãs do ritmo. Com o tempo, o movimento se espalhou para todo o Brasil, com centros de ‘passinhos’ por várias comunidades. Em Mariana, as músicas que tocam são uma mistura entre músicas internacionais e sucessos nacionais, navegando entre o rap, funk, soul e R&B.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.