De acordo com o Fórum da Segurança Pública, 8 a cada 10 brasileiros mortos pela Polícia são negros, em sua maioria homens. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (18), através da publicação do anuário, que mostra que 82,7 % das vítimas de violência policial são da população negra, sendo 99% homens. Esses dados são provenientes das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social.
Leia também:
- AOPA organiza Bazar Beneficente para custear proteção dos animais em Ouro Preto
- Liminar suspende demissão em massa da Gerdau em Barão de Cocais
A publicação destaca que pessoas negras têm quatro vezes mais chances de sofrer letalidade policial em comparação com indivíduos brancos, conforme aponta o risco relativo.
Dados sobre letalidade policial:
- Letalidade policial cresceu 188% desde 2013
- 6.393 vítimas de letalidade policial em 2023
- Risco relativo de um negro morrer por intervenção da polícia é 3,8 vezes maior
- Perfil das vítimas:
- 82,7% negras
- 71,7% entre 12 e 29 anos
- 99,3% do sexo masculino
Vitimização policial
Entre os policiais mortos, a maioria também é de homens negros. O anuário revela:
- 118 suicídios de policiais
- 26,2% de aumento
- 127 policiais assassinados
- 18,1% de aumento
- 57% morreram fora do horário de serviço
Perfil dos policiais mortos:
- 69,7% negros
- 51,5% entre 35 e 49 anos
- 96,0% do sexo masculino
O estudo também aponta um cenário preocupante entre as mulheres negras, que são as mais afetadas pelos feminicídios.
Dados sobre feminicídios:
- 1.467 vítimas de feminicídio em 2023
- 63,6% das vítimas de feminicídio são negras
- 71,1% das vítimas tinham entre 18 e 44 anos
- 64,3% foram mortas na residência
Contudo, o documento aponta a redução geral no número de mortes violentas no país. Em 2023, as mortes violentas no Brasil diminuíram em relação a 2022. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, houve uma queda de 3,4% no período de um ano. Apesar da redução, foram registradas 46.328 mortes violentas intencionais em todo o país no ano passado, o que representa 22,8 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, além de outras fontes oficiais. Ele é uma ferramenta importante para promover a transparência e a prestação de contas na área de segurança pública, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados. Além disso, o anuário produz conhecimento, incentiva a avaliação de políticas públicas e promove o debate de novos temas no setor, sendo o retrato mais amplo da segurança pública brasileira.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] 8 a cada 10 brasileiros mortos pela polícia são negros […]