Polícia Federal estará em Mariana apurando fraudes em registros de atingidos

Polícia Federal estará em Mariana apurando fraudes em registros de atingidos

A Polícia Federal estará na cidade de Mariana a partir da próxima segunda (29). A intenção é coletar informações sobre supostas irregularidades nas declarações emitidas para registro dos atingidos da Barragem de fundão. A PF acata decisão judicial divulgada pelo Galilé na última sexta. Ao todo são 4 mil pessoas que terão seus registros conferidos por suspeita de fraude.

Leia mais: Programa de inovação selecionará startups em Mariana; custeio de até R$ 15 mil

Na manhã desta terça-feira, o procurador do município, Juliano Barbosa, convocou a imprensa local para esclarecer os detalhes da operação e desmentir boatos que circulam na região. O município não é réu neste momento na investigação. Barbosa ressaltou a importância de garantir transparência e veracidade nas informações divulgadas para evitar o surgimento de desinformação, que poderia causar tumulto desnecessário e prejudicar o processo de investigação.

“Nós não queremos que as coisas se distorçam por falar. Ah, o o um carro da polícia federal tá na porta da prefeitura. Ah o prefeito tá fazendo alguma coisa errada o secretário um ex-prefeito fez isso, não é isso que a gente quer evitar a população saber né? É é é o que tá acontecendo e darmos essa amplitude de divulgação, porque nosso dever saber que aqui é novela. O problema é quem declarou e agora essas declarações estão sendo confrontadas com documentos públicos não tem nada a ver com atos políticos a gente precisa dessa essa informação pra população”, disse Juliano ao Galilé.

Tal decisão se deu pois a Renova encontrou dois casos de fraudes nos registros de Aimorés, o que suscitou a suspeita de fraude em outras localidades, como em Mariana e Barra Longa. As cidades terão que destinar um funcionário para que dê andamento na questão.

O juiz deferiu o pedido para constatar possíveis irregularidades no Sistema Indenizatório Simplificado – NOVEL. Essas medidas têm como objetivo obter informações, registros e materiais que servirão como embasamento para as análises detalhadas dos peritos em seus laudos individuais e nos relatórios periciais. Ou seja, a justiça iniciou o processo de busca de provas para comprovar as irregularidades da suposta fraude nos registros em Mariana.

Leia mais: Prefeitura de Ouro Preto anuncia repactuação com a Saneouro

Na decisão, o juiz delibera que os dados sobre possíveis fraudes sejam procurados nos seguintes órgãos:

a) Prefeitura Municipal de Mariana:

  1. Secretaria de Administração
  2. Secretaria de Cultura
  3. Defesa Social
  4. Secretaria de Desenvolvimento
  5. Setor de Protocolo e Arquivo

b) Câmara Municipal de Mariana:

  1. Setor de Protocolo
  2. Arquivo
  3. Setor de Comunicação

c) Secretaria de Defesa Social de Mariana

d) Gabinete do Vereador Antônio Marcos de Ramos Freitas

e) Gabinete do Vereador Fernando Sampaio

f) Cartório de Registro Civil e Notas

g) Cartório 1º Tabelionato de Notas de Mariana

h) Cartório 2º Ofício de Notas de Mariana

Além disso, Juliano declarou que a investigação pode se estender para além dos 15 dias úteis. Isso porque o grande número de documentos e de partes envolvidas pode alargar o prazo.


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

6 Thoughts to “Polícia Federal estará em Mariana apurando fraudes em registros de atingidos”

  1. […] Polícia Federal estará em Mariana apurando fraudes em registros de atingidos […]

  2. […] Polícia Federal estará em Mariana apurando fraudes em registros de atingidos […]

  3. […] Polícia Federal estará em Mariana apurando fraudes em registros de atingidos […]

  4. […] Leia mais: Polícia Federal estará em Mariana apurando fraudes em registros de atingidos […]

  5. […] Leia mais: Polícia Federal estará em Mariana apurando fraudes em registros de atingidos […]

  6. […] diversas informações divergentes circularam quanto ao cerne desta “investigação”. Uma das reportagens do Jornal Galilé sobre o tema chegou até a advogada Nataliana Voilante, que alertou sobre alguns equívocos […]

Leave a Comment