Na última Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana, alguns vereadores da cidade demonstraram insatisfação quanto ao acúmulo de lixo na cidade. A voz que puxou a discussão foi Manoel Douglas(PV), o Preto do Cabanas, que apresentou um requerimento questionando o executivo quanto ao funcionamento da coleta e o contrato de prestação do serviço.
Leia mais: Polícia Federal estará em Mariana apurando fraudes em registros de atingidos
O requerimento nº 230/2023 foi assinado também pelos vereadores Gilberto Matheus(Cidadania) e Maurício da Saúde. Ao apresentar a discussão, Preto do Cabanas solicitou informações sobre a metodologia e logística utilizadas no processo de coleta, visando entender como o serviço é realizado de forma eficiente. Além disso, o vereador busca saber o valor total mensal pago pelo município para a coleta de lixo, bem como solicita a apresentação de medições que comprovem a qualidade e eficácia do serviço.
“Fiz esse requerimento porque estou recebendo várias reclamações referente a coleta de lixo, inclusive aqui no bairro está tendo muito lixo espalhado, então para a gente ter o entendimento do que o município hoje arca. Por isso eu fiz esse requerimento, eu acho importante seu presidente”, disse Preto em Plenário.
Outro ponto levantado pelo vereador é o número de caminhões utilizados na coleta de lixo no município, bem como a forma de contratação e os valores associados a cada veículo. Essas informações são importantes para compreender a capacidade de atendimento e a infraestrutura disponível para o serviço de coleta.
Ao pedir a palavra, Tikim (Gilberto Matheus), lembrou que a sitação dos bairros da conhecida “Cidade Alta” estão em situação precária devido a falta de uma estratégia de coleta para os finais de semana.
“Esse requerimento trazia essa mesma reivindicações, cobrando para que os caminhões passem nos feriados e também nos domingos, porqu muitas das vezes os pais e mães de família, o único tem que eles tem para fazer essa faxina é no sábado. E no sábado, põe esse lixo para fora. E outra: Cabanas e Santa Rita de Cássia parece que o caminhão nem passa. Não tá dando conta”, ressaltou Tikim no plenário.
Ele foi acompanhado por Maurício:
“Caminhando pela nossa Cidade Alta realmente se percebe muito lixo jogado nas ruas, e por outro lado, a gente vê uma grande dificuldade da implantação das lixeiras”
No requerimento, Preto também está interessado em saber quantos funcionários municipais trabalham na coleta de lixo, bem como o custo envolvido com esses profissionais. Esses dados são relevantes para entender a estrutura de recursos humanos e os custos associados à operação do serviço.
Vale lembrar que um dos causadores desse problema pode ser o superávit populacional que Mariana possui. Segundo o secretário de Planejamento do município, Marlon Figueiredo, análise dos resíduos sólidos produzidos pela cidade sugere que o número de habitantes
. Ele explicou que essa análise é feita com base na quantidade de lixo produzido diariamente pela cidade, que é recolhido pelos serviços de limpeza pública. O dado foi apresentado a ele pela secretária do Meio Ambiente, Denise Almeida.
Por fim, o vereador questiona sobre os responsáveis pelo serviço de coleta de lixo, solicitando informações sobre a empresa responsável e requisitando a apresentação de medições que evidenciem a efetividade e qualidade do serviço prestado.
MARIANA DIVULGA HORÁRIOS DA COLETA DE LIXO
No instagram oficial da Prefeitura de Mariana, foi divulgado no início desta manhã uma arte com os horários de coleta de lixo na cidade, com o texto:
Leia mais: RU da UFOP é o segundo mais caro das federais de MG; mais que dobrou em 4 anos
“Por uma cidade mais limpa! Diariamente divulgaremos para você as rotas e os horário das Coletas de Lixo em todo o município. Confira agora as do Barro Preto, Rosário, Morada do Sol, Marília de Dirceu, Fonte da Saudade, Estrela do Sul, Jardim dos Inconfidentes e Jardim Santana. Amanhã tem mais, fique por dentro!”
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.