Para reforçar a segurança do maior evento da cidade de Itabirito, a Julifest contará com câmeras de reconhecimento facial, que foram instaladas nas duas entradas principais da festa na Praça dos Inconfidentes.
Por meio de inteligência artificial, essas câmeras usam uma técnica de biometria que faz a leitura de traços dos rostos. A face possui características comuns como: a distância entre os olhos, a largura do queixo e o comprimento da boca que são capazes de ser usadas como referência para diferenciação. Mesmo com a pessoa em movimento é possível fazer a identificação no meio da multidão.
Leia também: Associações de bairros fomentam comércio durante a Julifest
Mais segurança na Julifest em Itabirito
Além das câmeras de reconhecimento facial, haverá drones de longo alcance e operação noturno que irão ajudar na fiscalização. A presença do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel é o ponto que articula Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Brigada Municipal, Bombeiros Militar e Polícia Civil, órgãos que compõem as equipes de segurança da festa.
Em junho, a Guarda Civil e a Brigada Municipal de Itabirito participaram de capacitação para uso de drones em ações de segurança. O secretário de Segurança e Trânsito, Antônio Aparato destacou a importância desse curso.
‘‘O uso da tecnologia é fundamental nas ações de segurança pública, assegurando importantes benefícios. A capacitação vai auxiliar as instituições em tarefas como monitoramento remoto, resposta rápida e aumento do campo de visão nas ações’’.
Leia também: Itabirito: confira a programação completa do Julifest 2023
A Julifest do centenário reunirá nove atrações de renome nacional e é estimado pela Prefeitura de Itabirito bater o recorde do ano passado, que reuniu cerca de 100 mil pessoas durante os quatro dias de festa. Com isso, a segurança é um fator muito importante para manter a integridade de todos os frequentadores do evento.
‘‘As câmeras de reconhecimento facial, os drones de operação noturna e toda uma estrutura integrada dos órgãos de segurança irão garantir uma fiscalização ostensiva durantes a Julifest’’ afirmou à Rádio Real, Orlando Caldeira, Prefeito de Itabirito.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiário na Rádio Real FM e no Jornal Galilé.
[…] Leia também: Julifest em Itabirito: reconhecimento facial e drones reforçam a segurança do evento […]