Moradores de alguns distritos de Ouro Preto relataram ter ficado sem energia devido ao apagão que o Brasil iteiro registrou última terça-feira (15). Uma reportagem do Estado de Minas relatou a experiência de alguns habitantes. As quedas de abastecimento foram registradas em Amarantina, São Bartolomeu e Cachoeira do Campo.
Os efeitos da falta de energia elétrica foram percebidos entre os moradores, especialmente aqueles com necessidades especiais, de acordo com o jornal Estado de Minas. Mauricio dos Santos, morador do bairro Vila Alegre, relatou que sua avó, uma senhora de 84 anos que precisa de cuidados constantes, ficou preocupada. Ela utiliza um nebulizador que depende da energia elétrica para funcionar, mas, felizmente, o apagão não ocorreu durante os horários de medicação.
Leia também: Pare e siga na BR-356: trecho feito pela Vale passará por manutenção
A falta de energia impactou as atividades diárias de muitas pessoas. Um fotógrafo teve que adiar uma reunião agendada para as 9h para a tarde, enquanto outros enfrentaram desafios semelhantes em suas ocupações. Empresários também expressaram suas preocupações sobre possíveis prejuízos. Uma empresária que administra uma boutique de carnes mencionou ter um estoque considerável para o Dia dos Pais e o feriado subsequente, destacando a ameaça de perdas substanciais caso a energia não fosse restaurada a tempo.
Outro morador, responsável por uma revendedora de bebidas e gelo, ressaltou a importância crucial da energia para manter seus freezers funcionando e evitar a deterioração dos produtos. A preocupação se estendeu também a distritos vizinhos, como São Bartolomeu, onde uma cafeteria dependente da eletricidade para seus freezers e equipamentos teve que enfrentar a interrupção.
Leia também: Obra de contenção da Rua Padre Rolim começará este mês em Ouro Preto
Amarantina, um outro distrito, já está acostumada com quedas frequentes de energia e considerou esse apagão nacional apenas mais um desafio para a comunidade, conforme relatado pelo jornal. Uma professora e comerciante da região compartilhou sua experiência durante os 20 minutos de apagão, enfatizando as dificuldades em se comunicar com as autoridades devido à instabilidade na rede telefônica local, de acordo com as informações do Estado de Minas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Distritos de Ouro Preto foram afetados com apagão nacional […]