A manhã de sexta começou com manifestação no bairro Cabanas, em Mariana. Os moradores do bairro mais populoso da Primaz de Minas fecharam ruas para protestar contra a falta de abastecimento de água na região da Cidade Alta, que compreende os bairros Cabanas, Santa Rita de Cássia, Santa Clara, Vale Verde e Cartucha. De acordo com órgãos oficiais, o problema na localidade se deu por conta de um entupimento na rede do Vale Verde.
Leia mais: “10 anos em 1”: Celso Cota volta à Prefeitura de Mariana com promessa de governo ‘intenso’
Portando cartazes com mensagens como “Chega de Pipa” em clara alusão aos caminhões-pipa que têm sido uma solução temporária para o abastecimento, os moradores fizeram questão de mostrar sua urgência em encontrar uma solução permanente para a escassez de água. A manifestação também expressou a frustração da comunidade em relação à situação, que já se arrasta por um período considerável.
O problema não é exclusivo da Cidade Alta. Moradores de diversos bairros de Mariana têm relatado uma falta crônica de água, o que compromete a realização das atividades diárias e afeta a qualidade de vida da população.
ESCOLA SEM AULA POR CONTA DA MANIFESTAÇÃO
A diretora da Escola Municipal Sinhô Machado, de Santa Rita do Durão informou via Whatsapp que no período da manhã não haverá aulas devido à manifestação que está acontecendo em Mariana. Veículos do bairro Cabanas não conseguiram seguir viagem devido à paralisação dos moradores na entrada do bairro.
Veja na íntegra:
“Informo que no período da manhã não haverá aulas devido a manifestação que está acontecendo em Mariana,veículos do bairro
Cabanas não conseguiram seguir viagem devido manifestação de moradores na entrada do bairro. Segundo informações a manifestação se deve devido à falta de água.
Os veículos estão próximo à escola do Cabanas, desta forma, não está sendo possível o tráfego. As informações que temos é de que não tem hora para acabar a manifestação.
Aguardem informações para as aulas do turno da tarde”
Além disso, ônibus do transporte público e veículos de trabalhadores também foram paralisados durante a manifestação.
SAAE CONVOCA REUNIÃO PARA LIBERAR RUAS E INICIAR TRABALHOS
O jornal Galilé entrou em contato com o responsável pela comunicação do SAAE, Caetano Etrusco, que explicou que a situação atual envolve a falta de água em algumas ruas do bairro Vale Verde em Mariana. De acordo com ele, a principal causa dessa situação é um entupimento na rede de abastecimento, o que está afetando o fornecimento de água em cerca de quatro ou cinco ruas no bairro.
“Estamos trabalhando para tentar desobstruir a rede, mas até o momento não conseguimos. Por determinação da diretoria, está sendo instalada uma nova rede.”
disse Caetano ao Galilé.
Enquanto isso, para solucionar de vez esse problema, a equipe está trabalhando na desobstrução da rede, porém, até o momento, não tiveram sucesso. Como medida emergencial, estão providenciando o fornecimento temporário de água através de um caminhão-pipa, garantindo que as caixas d’água das residências não fiquem vazias.
Leia mais: Celso Cota vence no TSE e deve ser empossado como prefeito de Mariana
Um grupo de moradores, liderado por um representante do movimento, está em conversas com o diretor do SAAE para discutir a situação. O objetivo é explicar detalhadamente a situação e trabalhar para resolver o problema da falta de água o mais rápido possível.
O diretor esclareceu que a construção da nova rede está em andamento, e a promessa é de que, até segunda-feira, a situação será resolvida, e os moradores terão o fornecimento de água restabelecido.Nesse sentido, os moradores estão liberando a pista que estava bloqueada como parte do protesto.
“Essa nova rede será ligada na segunda-feira, como um compromisso da diretoria com os moradores. Eles já estão liberando a pista lá”
finalizou Caetano ao Galilé.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Mariana: moradores da Cidade Alta fecham ruas devido à falta de água […]
[…] Mariana: moradores da Cidade Alta fecham ruas devido à falta de água […]
[…] Leia também: Mariana: moradores da Cidade Alta fecham ruas devido à falta de água […]